Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina do HPV previne câncer de cabeça e pescoço em homens

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Junho de 2024 às 15h45

Link copiado!

Luiz Rogério Nunes/Unsplash
Luiz Rogério Nunes/Unsplash

A vacina do papilomavírus humano (HPV) protege contra diferentes tipos de câncer, especialmente quando é aplicada em crianças e adolescentes, como é o caso do câncer de colo de útero. Agora, uma nova pesquisa revela que o imunizante tem alta taxa de proteção contra o câncer de cabeça e pescoço relacionado à infecção sexualmente transmissível em homens.

Liderado por pesquisadores da Universidade Thomas Jefferson (EUA), o estudo analisou dados de aproximadamente 5,5 milhões de pessoas, sendo que cerca de 950 mil tinham recebido a vacina do HPV entre 2006 e 2008. Os homens vacinados apresentaram um risco 56% menor de câncer de cabeça e pescoço. 

“A vacinação contra o HPV é a prevenção do câncer”, afirma Glenn Hanna, médico oncologista e diretor de inovação no Instituto de Câncer Dana-Farber, em nota sobre o estudo. O cientista não participou da pesquisa.

Continua após a publicidade

O levantamento sobre os benefícios da vacina do HPV foi apresentado no Congresso da Associação Americana de Oncologia Clínica (ASCO), que ocorreu no começo deste mês, nos EUA.

O que é câncer de cabeça e pescoço?

Para entender o que é o câncer de cabeça e pescoço, vale dizer que são aqueles tumores que se desenvolvem em qualquer uma dessas duas regiões. Isso inclui os cânceres da cavidade oral (boca), da faringe, da laringe e da tiroide.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que 39,5 mil novos casos de câncer de boca e pescoço ocorrem todos os anos no Brasil, o que o torna um dos tipos mais comuns da doença.

Efeito da vacina do HPV em homens

Homens vacinados contra o HPV tiveram um risco 54% menor de todos os tipos de câncer relacionados ao HPV e um risco 56% menor de câncer de cabeça e pescoço do que os não vacinados. Durante a pesquisa, não foram detectados casos suficientes de câncer anal e peniano para análise.

Em relação às mulheres, a vacina do HPV foi associada a um risco 27% menor de todos os tipos de câncer relacionados ao HPV. No caso de câncer de cervical, a redução do risco foi de 54%. Em relação ao câncer de cabeça e pescoço, a queda não foi considerada significativa pelos autores.

Continua após a publicidade

Agora, “sabemos que a vacina contra o HPV diminui as taxas de infecção oral por HPV, mas este estudo mostra que, em meninos e homens em particular, a vacinação diminui o risco de câncer de cabeça e pescoço orofaríngeo relacionado ao HPV”, destaca Hanna.

Embora a vacinação contra HPV seja recomendada para todas as pessoas aptas, o dado sobre a importância da vacinação em relação ao câncer de cabeça e pescoço é novo e bastante positivo para os homens.

Vacina no SUS

No Brasil, desde abril deste ano, o Ministério da Saúde passou a estimular a vacinação contra o HPV em dose única, como forma de aumentar a adesão. Essa mudança de protocolo está alinhada com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Continua após a publicidade

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina do HPV está disponível, de forma gratuita, para crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos.

Além disso, pessoas imunossuprimidas de até 45 anos, como indivíduos que convivem com o HIV ou que estão em tratamento oncológico, estão aptos a receber três doses da vacina. O mesmo vale para vítimas de violência sexual.

Fonte: ASCO e ACS