Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chang'e 6 | Rochas do lado oculto da Lua chegam a partir de terça-feira (25)

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Junho de 2024 às 17h18

Link copiado!

CNSA/CLEP
CNSA/CLEP

A partir de terça-feira (25), as primeiras amostras de rochas lado oculto da Lua devem chegar, a qualquer momento, na Terra. Esta é a previsão da missão espacial chinesa que enviou, há mais de 50 dias, a sonda Chang'e 6 para a região pouco explorada.

Na última sexta-feira (21), a Administração Espacial Nacional da China (CNSA) informou que a nave chinesa Chang'e 6 já tinha completado mais de 70% de sua jornada. Se nenhum imprevisto ocorrer, o primeiro lote de amostras lunares, coletadas no lado mais distante da Lua, deve chegar logo.

Sabe-se que a cápsula vai aterrissar nos desertos da Mongólia Interior, região autônoma no norte da China. Entretanto, não foram compartilhados detalhes precisos, como horário.

Continua após a publicidade

Lado oculto da Lua

Antes de iniciar o percurso de volta para a casa, a missão chinesa Chang'e 6 passou dois dias recolhendo amostras de rochas e poeira lunar. Para isso, foram usados um braço mecânico e uma furadeira.

No total, a cápsula deve conter 2 kg de material lunar. Todas essas amostras foram retiradas da Bacia do Polo Sul-Aitken, uma das maiores crateras de impacto do Sistema Solar. Este é o local em que a sonda pousou no lado oculto da Lua.

Vale observar que a China é o primeiro (e único) país a ter pousado nessa região lunar. Com essa expertise, já planeja outras missões para o mesmo local, como a Chang'e 7 em 2026.

Missão lunar Chang'e 6

No dia 3 de maio, a sonda Chang'e 6 foi lançada na província de Hainan, no sul da China, em direção ao espaço, como prova do avanço tecnológico do gigante asiático no campo da exploração espacial.

No dia 2 de junho, a sonda pousou e começou a coletar amostras do solo, retiradas do lado oculto da Lua. Já no dia 4 de junho, o veículo decolou da superfície lunar em movimento de retorno, carregando a preciosa carga.

Continua após a publicidade

Durante essa jornada, o módulo de pouso Chang'e 6 foi observado pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA. Esta é uma espaçonave robótica, conhecida por orbitar e observar a Lua:

Fonte: CCTV