WWDC 2019 | Novo macOS chama-se Catalina e ganha suporte para apps de iPad

Por Felipe Ribeiro | 03 de Junho de 2019 às 18h33
The Verge
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

A Apple acabou de divulgar oficialmente a nova atualização 10.15 do macOS em sua apresentação na Worldwide Developers Conference (WWDC). Com o nome de "Catalina", esse update tem como grande destaque a adição do suporte a aplicativos para iPad. Segundo a empresa, é uma nova maneira de os desenvolvedores colocarem seus aplicativos do iPad no Mac, com a facilidade de poder usar usar o Xcode para direcionar seus programas do tablet para o desktop.

Como desdobramento deste anúncio, o Twitter planeja trazer o seu aplicativo de iOS para o Mac, e a Atlassian também deve seguir o mesmo caminho. Não está claro quantos desenvolvedores darão suporte a essa portabilidade de aplicativos inicialmente, mas a Apple certamente os está incentivando.

A Apple também está lançando as novas versões dos aplicativos Apple Music, Podcasts e Apple TV para o Catalina, substituindo o antigo iTunes. O Apple Music se parece muito com o iTunes sem todos os recursos extras, já o Apple TV não tem barra lateral e suporta a reprodução 4K HDR com HDR 10, Dolby Vision e Dolby Atmos.

Imagem: Apple

Se você esperava usar o seu iPad em um Mac, a Apple está introduzindo um novo recurso chamado Sidecar que permite usar o tablet como um monitor secundário. Opções populares de terceiros, como o Luna ou o Duet Display, há muito tempo suportam isso no macOS, mas a Apple está introduzindo isso de maneira nativa e oficial com essa atualização.

E agora você poderá usar o Apple Pencil e o iPad como um tablet de desenho em aplicativos para Mac compatíveis. Softwares como o Final Cut Pro X, o Adobe Illustrator e o iWork oferecem suporte total ao Sidecar, e tudo funciona sem fio, por isso será fácil de usar quando você quiser combinar um MacBook a um iPad como monitor secundário.

O Catalina também introduz uma nova maneira de controlar o Mac totalmente com sua voz. Ele é projetado como um recurso de acessibilidade, mas você pode usá-lo para controlar o macOS apenas se sentando e falando.


Juntamente com esses recursos maiores, a Apple também está combinando seus aplicativos Find My Friends e Find My iPhone em um único app chamado "Find My", tanto para para iOS como para MacOS. Um bloqueio de ativação também está chegando aos Macs, portanto, se o seu laptop for roubado, ele será inutilizado. Até o Photos está sendo atualizado com uma nova visualização de navegação e o Notes tem uma nova exibição de galeria.

Esta nova atualização do macOS 10.15 acontece um ano após a Apple lançar o macOS 10.14 Mojave com um novo modo escuro, o Apple News e uma App Store redesenhada.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.