Publicidade

WWDC 2019 | Conheça os recursos do novo iPadOS

Por| 03 de Junho de 2019 às 18h28

Link copiado!

WWDC 2019 | Conheça os recursos do novo iPadOS
WWDC 2019 | Conheça os recursos do novo iPadOS
Tudo sobre Apple

iPads agora vão contar com um sistema operacional próprio, segundo anúncio da Apple na WWDC, que aconteceu nesta segunda-feira na Califórnia.

Com novos recursos surgindo para iOS nos últimos anos, como funções multitarefa e tela dividida, por exemplo, a empresa viu a necessidade de adaptar algumas funções para as telas grandes do iPad, promovendo uma melhor experiência para o usuário.

O novo iPadOS conta com uma tela inicial com widgets que podem ser afixados ao lado dos apps tradicionais na tela inicial — o que não acontece no iOS, que dispõe os widgets no centro de notificações. Usuários de iPad também terão mais gestos multitarefas para deslizar entre os aplicativos, alem de um app de arquivos mais aprimorado.

Continua após a publicidade

Será possível visualizar os documentos em coluna, assim como acontece no macOS, contando ainda com um painel de informações para pequenas alterações nos arquivos. O iCloud Drive agora passa a suportar o compartilhamento de pastas, e o app Arquivos suporta de forma nativa o compartilhamento de arquivos SMB.

Uma das mudanças mais importantes é o aplicativo Arquivos, que começa a ter suporte a unidades USB (pendrives) e cartões SD, facilitando a importação e exportação de documentos. É possível ainda adicionar arquivos nos aplicativos sem o uso de atalhos da Siri.

Já o Safari para iPadOS vem reformulado, ganhando características da versão para desktop e um gerenciador de downloads — e haverá mais de 30 atalhos de teclado, controles de tamanho de texto, configurações de sites e opções de uploads de fotos.

Continua após a publicidade

O sistema operacional para iPads também contará com novas fontes na App Store, além de aprimoramentos no recurso de copiar e colar, precisando apenas usar três dedos para as ações.

Em relação ao Apple Pencil, a latência está sendo aprimorada de 20ms para 9ms, enquanto a paleta de ferramentas padrão é atualizada para que aplicativos de terceiros possam usar os novos controles. Arrastando a caneta de um canto do iPad, o sistema faz a captura de tela para a marcação imediata.

Continua após a publicidade

A versão beta do iPadOS para desenvolvedores começa a funcionar a partir de hoje, chegando para o público no fim deste mês. O lançamento oficial deve acontecer no segundo semestre para iPad Air 2 e superiores, todos os modelos de iPad Pro, iPad da quinta geração ou superior e iPad Mini 4 ou superior.

Fonte: Apple