Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Widgets do Windows 11 ganharão notificações animadas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Agosto de 2022 às 14h45

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft deve adicionar em breve um sistema de notificações em tempo real para os widgets na barra de tarefas do Windows 11. A ideia é dar um pouco mais de vida para o atalho, que hoje exibe apenas a imagem estática do sol ou da chuva e a temperatura, conforme as condições climáticas.

O local passaria a trazer outros dados relativos à utilização do usuário, como notícias de última hora, variações da bolsa de valores, fotos recentes e o que mais for configurado. Toda vez que algo importante ocorrer, relacionado aos widgets, haverá um anúncio naquele espaço da barra de tarefas.

Continua após a publicidade

Segundo a Microsoft, os anúncios serão pequenos, rápidos e fáceis de visualizar. Se a pessoa não interagir com eles, a barra de tarefas voltará a exibir o clima normalmente.

Você pode estar vendo um alerta de tempestade, mas o ícone mudar assim que o preço de uma ação subir (ou descer). Ainda não está claro quais widgets conseguirão enviar as notificações para o local, mas é provável que a Microsoft dê preferência aos seus serviços, ao menos nesta fase inicial.

Quando chegam as notificações de widgets no Windows 11?

A expectativa é que os usuários passem a ver as novas notificações a partir dos próximos dias, quando chegará uma atualização do Windows Web Experience Pack, responsável pela alimentação dos widgets em segundo plano. Se você clicar no ícone atual, verá que as notícias e informações ali exibidas mudam ao longo do dia graças a esse mecanismo de update em tempo real.

Continua após a publicidade

O widget de clima retornou ao local no começo deste ano, copiando o recurso que já existia no Windows 10. Até então, havia ali um ícone azul em diferentes tons com barras verticais que representavam os widgets ali alocados.

Ainda não está claro se esta adição vai impactar no desempenho das máquinas, com o consumo de RAM, de processamento e de internet em segundo plano. Também não dá para saber se a Microsoft oferecerá uma opção para desabilitar facilmente essas notificações.

Hoje, é possível configurar o painel de widgets, portanto se espera que o mesmo ocorra em relação ao ícone mutável. As constantes mudanças podem acabar chamando a atenção durante uma reunião ou atrapalhar a concentração enquanto o usuário redige um documento importante.

Continua após a publicidade

A Microsoft pretende lançar a maior atualização do Windows 11 no próximo dia 20 de setembro. O Windows 11 22H2 incluirá novas pastas de aplicativos no menu Iniciar, recurso de "arrastar e soltar" na barra de tarefas, novos gestos de toque e outras melhorias prometidas no lançamento do ano passado.