Publicidade

Windows 11 vai integrar celular Android ao Explorador de Arquivos

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O Windows 11 testa uma nova função para acessar fotos, vídeos e outros documentos do celular Android pelo Explorador de Arquivos. A novidade, liberada apenas para inscritos no programa experimental Insider, traz mais uma opção para controlar o aparelho no PC a partir do Vincular ao Windows.

Com o recurso ativo, é possível ver uma aba do celular no menu lateral do Explorador de Arquivos e acessar todas as pastas internas. As opções são praticamente as mesmas de conectar o celular ao cabo USB, mas a diferença é que o processo é feito sem fio e a pessoa pode ver os arquivos a qualquer momento, mesmo quando o aparelho não estiver por perto.

A nova integração permite mover, renomear, deletar e adicionar novos arquivos ao celular pelo próprio PC, o que pode ser muito útil para liberar espaço de armazenamento ou transferir documentos rapidamente. Por padrão, usuários precisam ativar o recurso manualmente nas configurações de Bluetooth e outros dispositivos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apenas para testadores

Por enquanto, o acesso ao celular no Explorador de Arquivos foi liberado apenas para testadores do programa Windows Insider, mas deve chegar ao público geral nos próximos meses. A Microsoft informa que é necessário ter um aparelho com Android 11 ou versão posterior, além de um computador com Windows 11.

Vincular ao Celular ganha mais opções

O aplicativo Vincular ao Celular, que conecta o Windows ao celular Android, já ganhou outras novidades importantes neste ano: a prévia do sistema operacional inclui uma função para usar a câmera do aparelho como uma webcam, e posteriormente a Microsoft liberou uma atualização que permite editar prints do celular pelo PC. Vale lembrar que também é possível gerenciar arquivos, trocar mensagens e atender a ligações pelo app.