Publicidade

Windows com mais de 30 anos pode ter salvado companhia aérea de apagão

Por  |  • 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/ Wikipedia Commons)
(Imagem: Reprodução/ Wikipedia Commons)

O apagão cibernético que afetou empresas no mundo na última sexta-feira (19), parece não ter sido um problema para a Southwest Airlines, a quarta maior companhia aérea dos Estados Unidos, porque a empresa ainda usa o Windows 3.1, versão do programa lançada em 1992.

A pane generalizada afetou computadores que utilizam o Windows como sistema operacional ocorreu devido a uma falha de atualização feita pela empresa CrowdStrike que gerou a famosa “tela azul da morte” e impediu o funcionamento dos computadores.

Atividades de diversas empresas como American Airlines e Delta foram prejudicadas, criando transtornos em agendamento de voos, registros de manutenção, emissão de bilhetes e programação de pilotos, entre outras atividades que resultaram em aeroportos superlotados e voos cancelados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O jogo virou

A Southwest Airlines costuma ser bastante criticada pelo norte americanos, devido aos seus sistemas datados. Contudo, neste caso, em que a maioria das empresas sofreu devido a uma atualização problemática, a Southwest passou quase ilesa por um usar programa, sem atualizações e com mais de 30 anos.

Embora a companhia aérea não tenha passado por muitos problemas, seus passageiros ainda acabaram afetados, afinal os aeroportos estavam com suas operações paradas.

Além do Windows 3.1, a Southwest Airlines ainda usa o Windows 95 para seu sistema de agendamento de funcionários, mostrando que é uma empresa vintage. Mesmo que isso possa gerar algumas reclamações de funcionários.

Apesar da curiosidade, empresas muitas vezes utilizam programas mais antigos e confiáveis por serem mais simples de operar e exigirem menos recursos de máquinas, como acontece na Alemanha, onde trens ainda usam o Windows 3.11, lançado em 1993.

Não é possível saber se Southwest Airlines vai se animar para atualizar seus sistemas após o atual apagão envolvendo a Cloudstrike.

Fonte: Tom’s Hardware, Digital Trends