Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 testa Barra de Pesquisa com novo visual e mais comandos de voz

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Dezembro de 2022 às 11h17

Link copiado!

Sunrise King/Unsplash
Sunrise King/Unsplash

A Microsoft liberou a última atualização beta para o Windows 11 em 2022. As versões Insider Preview Build 22621.1037 e Build 22623.1037 trazem recursos inéditos focados, principalmente, na barra de tarefas e na pesquisa do sistema operacional.

Este update natalino não traz grandes revoluções, mas começa a preparar o sistema para receber mudanças visuais significativas em 2023. Os desenvolvedores parecem empenhados em entregar um design ainda mais moderno e ousado no Windows 11.

A principal novidade no quesito visual é a mudança no botão Pesquisar da barra de tarefas. Ele agora adota um formato arredondado, em estilo de pílula, com duas versões em fase de testes.

Continua após a publicidade

Barra de pesquisa renovada no Windows 11

Na primeira, que já havia sido visualizada antes, ele fica reduzido e ocupa o espaço de três ícones, em média. A palavra "pesquisar" aparece ao lado do ícone de lupa, indicando a funcionalidade. Mas diferentemente do Windows 10, onde o texto digitado aparecia na barra de tarefas, aqui o ícone apenas abre o campo de busca.

O segundo modelo lembra um pouco mais a versão anterior do sistema operacional. A barra de pesquisas fica bem mais alongada e passa a contar com o desenho alterado diariamente para ressaltar datas comemorativas e países.

Continua após a publicidade

A Microsoft parece estar disposta a mudar o recurso de pesquisas e vem fazendo sucessivos testes para isso. O layout mais ousado até o momento foi vazado em um vídeo publicado pelo CEO da empresa, Satya Nadella, que lembra bastante o macOS. A barra de pesquisas ficava na parte superior da tela e a barra de tarefas flutuava sobre o papel de parede.

Comandos de voz otimizados no Windows 11

A Build 22623.103 receberá melhorias de acesso por voz para possibilitar melhor gerenciamento do Windows 11 sem o mouse e teclado. Segundo a Microsoft, as mudanças vão oferecer melhor interação com controles de interface somente dando alguns comandos para os aplicativos.

Continua após a publicidade

No caso da Calculadora, por exemplo, será possível os botões numéricos poderão ser acionados pela fala. Isso deve ser expandido também para as tabelas e gráficos dinâmicos do Excel. O lado ruim é que será preciso memorizar os comandos específicos para fazer tudo isso.

Os comandos foram divulgados em inglês, portanto não dá para saber se serão exatamente iguais em português. O Canaltech fez uma tradução livre apenas para fins de conhecimento. Essa é a tabela de novos comandos divulgada pela Microsoft:

O que será feitoO que deve ser dito
Fechar o aplicativo de acesso por voz"Fechar acesso por voz”, “Sair do acesso por voz”, “Sair do acesso por voz”
Abrir um novo aplicativo"Mostrar [nome do aplicativo]", "Abrir [nome do aplicativo]"
Fechar um aplicativo“Sair do/da [nome do aplicativo]”. Por exemplo: “Sair do Word”, “Sair do Edge”
Mostrar sobreposição de grade em sua tela“Mostrar grade de janela”
Abrir a lista de ajuda do comando“Mostrar lista de comandos”, “Mostrar comandos”
Soltar uma tecla pressionada"Soltar tecla [nome da tecla]"
Mover o cursor em uma caixa de texto“Avançar 5 caracteres”, “Voltar 2 linhas”, “Ir para o início do documento”, “Mover para o início da linha”
Selecionar o nº desejado de caracteres/linhas“Selecionar avançar/retroceder [quantidade] caracteres/linhas”. Por exemplo: “Selecionar avançar 5 caracteres”
Excluir o texto selecionado ou o último texto ditado“Deletar isso”
Colar o texto em uma caixa de texto “Colar aqui”, “colar aquilo”
Aplicar a formatação em negrito ao texto específico“Negrito [texto]”. Por exemplo: “negrito em canaltech”
Colocar em maiúsculas no texto selecionado ou o último texto ditado “Maiúscula nisso”