Windows 11: conheça a nova aparência do Explorador de Arquivos
Por Alveni Lisboa |
A apresentação de hoje da Microsoft deu bastante ênfase em muitos aspectos do Windows 11, mas quase não mostrou o tão falado Explorador de Arquivos, que foi uma das primeiras menções feitas assim que se descobriu a intenção da Microsoft de repaginar o visual do sistema.
- Prévia do Windows 11 poderá ser experimentada em breve; saiba como testar
- Veja 11 itens que foram abandonados pela Microsoft no Windows 11
- TPM 2.0 | Saiba o que é o componente necessário para instalar o Windows 11
Ainda não dá para saber muito, já que apenas um pequeno teaser foi mostrado durante o vídeo que fala sobre o desenvolvimento do sistema, mas dá para ter uma ideia do que esperar. A interface do usuário parece semelhante ao que já existe, mas ela traz toques de modernidade necessários.
A parte superior é mais limpa, sem todos os ícones e opções presentes na versão 10 do sistema. Essa aparência simplista deve tornar tudo mais amigável para o usuário comum e para os menos habituados ao Windows (que são bem poucos, convenhamos).
A Microsoft parece confiar em imagens em vez de texto com este novo design. O que mais mudou talvez tenha sido o foco nas telas de toque, razão pela qual os ícones estão mais espaçados. Falando neles, a iconografia está bastante diferente, mas a promessa é de ser mais intuitiva do que já era. E isso faz todo sentido, afinal é difícil explicar para alguém com menos de 25 anos o que é um disquete e porque ele era usado para representar o ato de “salvar”.
À esquerda está um botão "Novo item", possivelmente introduzido para fornecer a criação rápida de uma nova pasta ou arquivo. Ao lado dele, há vários ícones que parecem se assemelhar a tarefas comuns, como renomear, copiar, colar, excluir e compartilhar. O novo Explorador de Arquivos também deve contar com menus de contexto modernos e objetivos, mas ainda não foi possível visualizá-lo nesta pequena amostra.
O que você achou da nova interface do Windows 11? Deixe sua opinião e não se esqueça de conferir tudo o que o Canaltech já publicou até agora sobre https://canaltech.com.br/empresa/microsoft/.
Fonte: Microsoft