Windows 11 24H2 vai ativar a criptografia por padrão em mais PCs
Por André Lourenti Magalhães | •

A Microsoft vai ativar a criptografia de dispositivo da Bitlocker por padrão nos PCs a partir da atualização 24H2 do Windows 11. De acordo com o site The Verge, toda instalação limpa do sistema operacional no novo update já vai contar com o recurso ativo para proteger os dados do dispositivo.
A criptografia de dispositivo da Bitlocker gera um código de recuperação de 48 dígitos e o vincula à conta da Microsoft usada para o acesso ao sistema. A ferramenta protege todo o disco de armazenamento no qual o Windows está instalado e evita que invasores acessem seus dados pessoais em caso de perda ou roubo do PC.
O mecanismo de proteção já existe há algum tempo no sistema e está disponível nas versões Pro, Enterprise e Education do Windows 11. Agora, a empresa pretende liberá-la para a versão Home do sistema operacional, usada em máquinas pessoais, e deve reduzir os requisitos de hardware para o funcionamento.
Para isso, a MS removeu algumas exigências, como a tecnologia Interface de Teste de Segurança de Hardware (HSTI) e o modo de descanso Modern Standby.
Recurso poderá ser desativado
A criptografia de dispositivo do Bitlocker será ativada por padrão em todos os novos computadores ou PCs que passarem por uma instalação limpa do Windows 11 24H2, mas também há uma alternativa para desativá-la:
- Abra as configurações com a conta de administrador;
- Acesse “Privacidade e Segurança”;
- Selecione “Device Encryption”;
- Desmarque a opção para desativá-lo.
Windows 11 24H2 vem aí
O pacote 24H2 é a grande atualização anual do Windows que traz novos recursos para o sistema operacional — os computadores são atualizados frequentemente, mas somente as versões que terminam em H2 trazem diversas novidades de uma só vez.
Atualmente, o update está disponível apenas em PCs com arquitetura Arm e foca em novos recursos de IA. Máquinas mais antigas ou com requisitos inferiores devem receber ajustes pontuais, como a capacidade de usar a câmera do celular Android como webcam, além de suporte a Wi-Fi 7 e USB4 2.0 em alguns dispositivos.
Ainda não há data de lançamento confirmada para todos os PCs compatíveis, mas a Microsoft normalmente publica as grandes atualizações entre os meses de setembro e outubro.
Fonte: The Verge