Novo Menu Iniciar do Windows 11 poderá agrupar apps em caixas
Por André Lourenti Magalhães |
A Microsoft começou a testar uma nova versão do Menu Iniciar do Windows 11 que organiza os apps em pequenos grupos temáticos. A novidade lembra as pastas de aplicativos que existem no Android e no iOS e pode facilitar a organização do sistema operacional.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Windows 11 vai integrar celular Android ao Explorador de Arquivos
De acordo com imagem divulgada pelo site Windows Latest, o Menu Iniciar cria categorias para identificar cada grupo de apps, incluindo entretenimento, reprodução de mídia, jogos, notícias e por aí vai. A princípio, o próprio SO organiza cada grupo e ainda não é possível saber se os usuários poderão personalizar cada espaço.
Os primeiros testes revelam que os apps podem ser abertos após clicar em cada ícone. Quando uma pasta possui mais de 4 miniaturas, é necessário expandir a caixa e então iniciar o aplicativo desejado.
A novidade lembra os saudosos Live Tiles, que personalizavam o Menu Iniciar do Windows 8 com blocos coloridos e até mostravam notificações ou fotos de destaque. No entanto, é provável que o Windows 11 adote o visual apenas para organizar os apps por temas.
Sem previsão de chegada
O recurso no Menu Iniciar ainda está em testes e não há previsão de lançamento para os PCs. A expectativa é de que chegue com o Windows 11 24H2, a grande atualização anual do sistema da Microsoft — a empresa normalmente libera o update entre os meses de setembro e outubro.
Menu Iniciar repaginado
O Menu Iniciar centralizado já foi uma das grandes mudanças visuais do Windows 11, mas a Microsoft deve fazer mais ajustes para versões futuras: além da organização em caixas, a Gigante de Redmond também desenvolve um painel lateral que poderia abrigar widgets ou informações do celular Android conectado ao PC pelo Vincular ao Windows.