Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 23H2 | O que esperar da grande atualização Moment 4?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Julho de 2023 às 08h00

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

O Windows 11 está cada vez mais próximo de receber mais uma grande atualização, e muitas das demandas da comunidade devem ser atendidas no pacote. O Windows 11 23H2 (também conhecido como Moment 4) deve introduzir uma série de recursos esperados pelos usuários, incluindo funções pendentes no novo sistema.

Todas as novidades do Windows 11 23H2

Tudo o que se sabe sobre o próximo update não foi exatamente confirmado pela Microsoft, mas é especulado com base no conteúdo presente nas versões prévias do Windows 11 distribuídas nos canais Canary, Dev e Beta. Abaixo, veja as novidades aguardadas para a próxima grande atualização do Windows 11.

Continua após a publicidade

Windows Copilot

O assistente virtual com inteligência artificial Copilot deve ser lançado junto do Moment 4. O complemento é bem parecido com o Bing Chat em muitos aspectos, mas totalmente integrado ao sistema operacional e sem carregar o estigma do buscador da Microsoft.

Diferente do que foi a Cortana, o Copilot é bem inteligente: a ferramenta é alimentada pelo GPT-4, modelo da OpenAI também presente no ChatGPT Plus, garantindo também capacidades multimodais e interações muito mais naturais do que a antiga assistente da MS.

Novo Explorador de Arquivos

O Explorador de Arquivos do Windows 11 deve passar por mais uma reformulação na versão 23H2. A atualização deve introduzir o visual do WinUI 3, nova diretriz de design de apps da MS, e a nova Galeria embutida, facilitando a acesso a fotos e vídeos salvos no computador.

Ícones individuais na Barra de Tarefas

Continua após a publicidade

No Windows 11, todos foram obrigados a usar ícones agrupados na Barra de Tarefas, independente da quantidade de programas abertos ao mesmo tempo. É possível que a Microsoft finalmente traga de volta a opção de desagrupar ícones na atualização Moment 4.

Nos ícones desagrupados, os botões são dispostos em tamanho maior, todos com ícone e nome do programa visíveis o tempo todo.

Backup mais simples

A ferramenta de backup do sistema deve ficar mais útil na atualização do Windows 11 23H2. O complemento nativo deve tornar o processo de salvar dados na nuvem mais prático, poupando o usuário do trabalho manual e tornando o upload acessível para quem tem menos familiaridade com informática.

Continua após a publicidade

O backup também será mais completo: ao baixar a versão salva, o sistema colocará até os atalhos de apps onde eles estavam antes, inclusive ícones do Menu Iniciar.

Novos emojis

O Windows 11 23H2 pode adicionar mais emojis ao teclado do sistema. Atualmente, a bandeja de figurinhas da plataforma da Microsoft está defasada em comparação com o padrão Unicode.

Continua após a publicidade

Modo escuro no Paint

O Paint passou por uma profunda revitalização no Windows 11 e, na próxima grande atualização, deve ganhar suporte para o tema escuro. A adição é bastante simples, mas é uma demanda da comunidade negligenciada há anos.

Controle de RGB nativo

Continua após a publicidade

O Windows 11 23H2 pode introduzir controles nativos para periféricos com iluminação RGB. A solução não será tão completa quanto aplicativos das próprias fabricantes, mas deve ser um bom quebra-galho para quem prefere não encher o computador de programas complementares só para controlar a luz de teclado, mouse ou fone de ouvido.

Suporte nativo para arquivos compactados

A atualização Moment 4 pode finalmente incluir suporte nativo para abertura de arquivos 7Z e RAR, dispensando totalmente a necessidade de baixar apps adicionais. Assim, vai ser possível conferir o conteúdo de pastas compactadas sem tanto trabalho — e sem o aviso de que você precisa pagar para usar o WinRAR.

Quando o Windows 11 23H2 vai ser lançado?

Continua após a publicidade

Ainda não há previsão oficial para o lançamento do Windows 11 23H2. Se a Microsoft seguir a tradição, o pacote deve ser liberado para o público geral entre setembro e outubro deste ano.

Os planos da Microsoft com o sistema estão confusos, com os rumores que circulam sobre um possível Windows 12 aguardado para 2024. Por conta disso, encare as previsões listadas aqui como uma projeção, já que qualquer uma delas pode ser guardada para uma a próxima edição do SO.