Publicidade

Windows 10 | Nova falha está excluindo os arquivos dos usuários

Por  |  • 

Compartilhe:
genbeta
genbeta

Outro problema foi descoberto em uma atualização recente do Windows 10: segundo diversos usuários em fóruns do Windows Latest e também nos fóruns oficiais da Microsoft, o arquivo KB4532693 está apagando os arquivos que os usuários salvaram na Área de Trabalho do sistema operacional.

Se você reconheceu a nomenclatura, parabéns: esse mesmo update figurou em outra notícia publicada aqui no Canaltech na última semana. Na ocasião, informamos o leitor que o arquivo de update KB4532693 estava revertendo as customizações da Área de Trabalho feitas pelos usuários — atalhos de programas, papéis de parede —, voltando a tela principal do Windows 10 para seu estado de fábrica.

Essa reversão acidental, porém, parece ir mais fundo: tecnicamente, salvar um arquivo na Área de Trabalho é, em si, uma customização. Desta forma, aplicar o arquivo de atualização referido também implica em dar fim ao que você guardou na tela principal.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O pior de tudo: embora alguns usuários tenham conseguido restaurar os arquivos apagados — o update estava meramente renomeando-os e movendo-os para outra pasta —, alguns usuários relataram que seus arquivos acabaram perdidos de forma permanente.

Até o momento, a Microsoft não se manifestou sobre esse caso específico, mas recentemente a empresa tomou uma atitude contra outro arquivo de atualização defeituoso: o KB4524244 vinha dando problemas na inicialização de algumas máquinas (especificamente, computadores e laptops fabricados pela HP). Esse update foi removido pela Microsoft e não será mais baixado automaticamente.

Quanto ao KB4532693, enquanto a empresa não comenta a situação, a solução temporária parece ser remover o arquivo de instalação do update (se você já o tiver feito) ou não instalar essa atualização neste momento (caso você ainda não a tenha). De qualquer forma, essa é mais uma mancha em um histórico bem ruim da Microsoft, do Windows 10 e suas atualizações.

Fonte: Techradar

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*