Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 10 ganha versão Beta para você testar novidades antes de todo mundo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Junho de 2024 às 10h26

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

A Microsoft decidiu abrir o canal Beta do Windows 10 para os testadores do programa Windows Insider. O sistema operacional lançado em 2015 não vai mais receber grandes atualizações e terá o suporte encerrado em outubro do ano que vem, mas ganhou um novo canal de testes para “trazer novos recursos e mais melhorias” à versão, de acordo com nota da Gigante de Redmond.

A empresa informa que a chegada do canal Beta não altera a data do fim do suporte ao SO, marcado para 14 de outubro de 2025. Qualquer inscrito no programa Insider que ainda use o Windows 10 pode acessar o Beta e conferir as novidades com antecedência — além disso, a MS não vai forçar o update ao Windows 11 para quem participa dos testes num computador compatível com o sistema mais recente.

Continua após a publicidade

Ainda não é possível descobrir quais recursos vão aparecer nos testes da versão Beta e a Microsoft reforça que nem todas as novidades que aparecem por lá também chegarão à versão final. O objetivo é testar diferentes conceitos e obter feedback da comunidade para incluir melhorias no sistema.

Fim digno ao Windows 10

A abertura de um canal Beta é surpreendente, mas vai ao encontro das estratégias adotadas pela Microsoft para manter o Windows 10 relevante e atualizado até o final do ciclo de suporte no ano que vem. O motivo é simples: a versão 10 ainda é a mais usada em todo o mundo, presente em 70% dos dispositivos, enquanto o Windows 11 tem uma parcela de apenas 25% do total.

Logo, faz sentido que a empresa tente dar um “fim digno” para o sistema operacional e não deixe maioria dos consumidores à deriva. 

Um dos principais motivos para o domínio do Windows 10 está nos requisitos simples de instalação, já que muitos dispositivos não atendem as demandas necessárias para o salto à versão 11. Aliás, o mesmo cenário pode se repetir com a transição para os “PCs de IA” da Microsoft, com recursos que dependem diretamente dos hardwares voltados para otimizar o uso de inteligência artificial nas máquinas.

A empresa recentemente lançou o assistente do Copilot para o Windows 10 e trouxe o programa de Atualizações de Segurança Estendidas, uma assinatura paga que garante mais três anos de cobertura dos patches de segurança. A versão 22H2 do sistema foi confirmada como o update final, mas a Gigante de Redmond inclui outras novidades para manter o público.