Publicidade

Windows 10 ganha recurso que avisa se seu SSD está com defeito

Por| 01 de Outubro de 2020 às 19h00

Link copiado!

PhotoPin/ Flickr/ Masahiko OHKUBO
PhotoPin/ Flickr/ Masahiko OHKUBO

Uma atualização que está em testes vai dar um recurso bem interessante ao Windows 10. A versão 20266, que está nas mãos de alguns Insiders, vai avisar se o seu SSD estiver falhando ou prestes a parar de funcionar completamente. Com isso, as pessoas poderão resgatar seus arquivos a tempo e evitar maiores transtornos.

Segundo esses profissionais, que pertencem ao Dev Channel da Microsoft, essa atualização vai funcionar com uma nova função de monitoramento de integridade de armazenamento, que é projetada especificamente para funcionar com unidades de estado sólido NVMe. O recurso avisará caso o SSD apresentar falhas ou unidade estiver chegando ao fim de sua vida útil, alertando o usuário para resgatar seus arquivos.

Em um post em seu blog oficial, a gigante de Redmond alerta para que as pessoas salvem seus arquivos em outro local imediatamente após virem esse aviso, tamanha a precisão do recurso. A notificação será vinculada no painel ‘Gerenciar discos e volumes’, em Configurações, onde você poderá ver informações mais detalhadas sobre o SSD, incluindo sua vida útil restante estimada e temperatura de funcionamento.

Continua após a publicidade

O fato de os SSDs serem equipamentos caros — ainda mais no Brasil — torna esse recurso muito interessante e oportuno. A Microsoft não deu datas para a estreia da ferramenta para público em geral.

Fonte: TechRadar