Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Será verdade? Suposto código-fonte do Windows XP é publicado em fórum

Por| 25 de Setembro de 2020 às 12h12

Link copiado!

Será verdade? Suposto código-fonte do Windows XP é publicado em fórum
Será verdade? Suposto código-fonte do Windows XP é publicado em fórum
Tudo sobre Microsoft

O mundo da tecnologia acordou nesta sexta-feira (25) com uma surpresa que não é nada agradável, principalmente para a Microsoft. Diversos portais e veículos de comunicação estão noticiando que o código-fonte do Windows XP teria sido publicado na íntegra no 4chan, um vazamento sem precedentes na indústria.

De acordo com o pessoal do Tom's Hardware, o código vazado foi publicado em um torrent e no serviço de compartilhamento de arquivos Mega. E, segundo alguns pesquisadores independentes que começaram a analisar os dados, há indícios fortes de que o vazamento é legítimo, mas, claro, sem confirmação por parte da Microsoft.

Pelo fato de a Microsoft já ter descontinuado o suporte ao Windows XP após 19 anos de existência, não há muitos riscos em termos operacionais com este vazamento, mas, como ainda existem computadores com o sistema instalado, é necessária alguma atenção sobre o tema. Apesar disso, em uma visão criminosa macro, hackers não se interessariam muito por isso.

Continua após a publicidade

Ainda assim, visto que o Windows evoluiu como uma série contínua de atualizações nas últimas duas décadas, é possível que os pesquisadores possam encontrar pistas para vários mecanismos que fornecem um vetor de ataque em variantes mais modernas do Windows 10. Os programadores também podem usar o código-fonte para adicionar suporte para hardwares mais recentes e, possivelmente, criar distribuições personalizadas. Naturalmente, os pesquisadores também teriam muito interesse nisso.

A postagem com o suposto código-fonte do Windows XP já foi excluída do 4chan.

Fonte: Tom's Hardware