/i279175.jpeg)
Será verdade? Suposto código-fonte do Windows XP é publicado em fórum
O mundo da tecnologia acordou nesta sexta-feira (25) com uma surpresa que não é nada agradável, principalmente para a Microsoft. Diversos portais e veículos de comunicação estão noticiando que o código-fonte do Windows XP teria sido publicado na íntegra no 4chan, um vazamento sem precedentes na indústria.
- Internet Explorer é citado em estudo como a principal dor de cabeça da internet
- Agora ficou sério: Spotify, Tinder e outros criam ONG contra comissões da Apple
- Microsoft terá sistema de pagamento único para o pacote Office
De acordo com o pessoal do Tom's Hardware, o código vazado foi publicado em um torrent e no serviço de compartilhamento de arquivos Mega. E, segundo alguns pesquisadores independentes que começaram a analisar os dados, há indícios fortes de que o vazamento é legítimo, mas, claro, sem confirmação por parte da Microsoft.
Pelo fato de a Microsoft já ter descontinuado o suporte ao Windows XP após 19 anos de existência, não há muitos riscos em termos operacionais com este vazamento, mas, como ainda existem computadores com o sistema instalado, é necessária alguma atenção sobre o tema. Apesar disso, em uma visão criminosa macro, hackers não se interessariam muito por isso.
We do not share leaks. However, you're free to try the method suggested in this attached image. pic.twitter.com/MwQYAvNTpK
— vx-underground (@vxunderground) September 24, 2020
Ainda assim, visto que o Windows evoluiu como uma série contínua de atualizações nas últimas duas décadas, é possível que os pesquisadores possam encontrar pistas para vários mecanismos que fornecem um vetor de ataque em variantes mais modernas do Windows 10. Os programadores também podem usar o código-fonte para adicionar suporte para hardwares mais recentes e, possivelmente, criar distribuições personalizadas. Naturalmente, os pesquisadores também teriam muito interesse nisso.
A postagem com o suposto código-fonte do Windows XP já foi excluída do 4chan.
Fonte: Tom's Hardware
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.