Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 10 vai permitir arquivar apps para economizar espaço em disco

Por| 01 de Setembro de 2020 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

Uma nova função do Windows 10 deve agradar quem não tem muito espaço livre para instalar novos programas. Chamada de “Arquivar aplicativos”, ela faz exatamente o que o nome sugere: arquiva automaticamente aplicativos que não são muito utilizados para economizar espaço de armazenamento.

Embora mais detalhes ainda não tenham sido revelados pela Microsoft, a novidade foi encontrada por alguns membros do programa Windows Insider, que testam as versões mais recentes do sistema operacional antes que elas sejam enviadas para o público em geral.

Continua após a publicidade

“Para economizar internet e espaço de armazenamento, aplicativos que você não usa com frequência serão arquivados automaticamente. Seus arquivos e outros dados serão salvos. Na próxima vez que você utilizar um aplicativo arquivado, ele irá conectar à internet para restaurar a versão completa (caso ela ainda esteja disponível)”, diz a descrição da função nas configurações do Windows 10.

Esse detalhe indica que a função deve ser semelhante à opção “Desinstalar App” do iOS. Quando ativada, ela apaga aplicativos menos usados, mas retém todos os seus dados na memória. Assim, quando precisar usar o aplicativo novamente, é só fazer o download que todas as informações pessoais ainda estarão lá.

Benefício para quem tem pouco espaço

Embora pareça uma função estranha quando pensamos apenas em PCs com grande quantidade de armazenamento, a novidade faz sentido ao lembrarmos que a própria Microsoft lançará, ainda em setembro, o Surface Duo, um dispositivo móvel com duas telas voltado para a produtividade.

Continua após a publicidade

Além disso, a mudança do HD para o SSD fez com que muitas pessoas antes habituadas a trabalharem em computadores com 1 TB ou mais de armazenamento migrassem para equipamentos com 256 GB ou até mesmo 128 GB.

Ainda não há data para quando o arquivamento de aplicativos será lançado para todos os usuários do Windows 10.

Fonte: gHacks, MSPoweruser