Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja como o novo Gerenciador de Tarefas vai ficar no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2022 às 16h43

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

Uma das principais novidades da primeira grande atualização do Windows 11, a versão 22H2, é o novo Gerenciador de Tarefas. Retrabalhada visualmente, mas com as mesmas funções de sempre, a ferramenta foi liberada para testadores inscritos no programa Windows Insider meses atrás e, hoje (7), foi esmiuçada pelo site Windows Latest.

O novo Gerenciador de Tarefas enfim adapta a seção para o padrão visual moderno do Windows, abandonando aquele estilo praticamente intocado desde o Windows 7. A ferramenta abraça de vez o Fluent Design atualizado do Win 11, com direito aos vários materiais incluídos no padrão — Mica e acrílico, por exemplo —, dando uma cara bem moderna para o programa, com efeitos de transparência e paleta de cores dinâmica.

Continua após a publicidade

Nesta renovação, a Microsoft fez o gerenciador ainda mais amigável para telas sensíveis ao toque: a interface do programa está mais fácil de interpretar, tem botões maiores e abandonou a navegação em guias na horizontal, organizando-as numa coluna à esquerda.

Retrabalho cauteloso

Gráficos, processos, detalhes profundos de desempenho e outras informações continuam disponíveis. A tela “Processos”, seção inicial do Gerenciador de Tarefas, continua bastante familiar, exibindo porcentagens de uso de CPU, memória, disco e mais, bem como os valores exatos ao lado de cada programa.

Continua após a publicidade

Botões como “Adicionar tarefa” ou “Interromper tarefa” foram realocados para a parte de cima do programa sendo acompanhados por ícones. Além disso, os botões “Opções” e “Exibir” foram reposicionados, um para o canto inferior esquerdo e o outro para o canto superior direito.

Apesar de mais elegante, a Microsoft afirma que o novo design é extremamente leve. Essa é uma das principais preocupações numa atualização como essa, uma vez que o Gerenciador de Tarefas tem papel extremamente importante na manutenção de computadores de todos os níveis de desempenho.

Quando o novo Gerenciador de Tarefas será lançado?

O Windows 11 22H2 segue em testes, mas a presença do Gerenciador de Tarefas é praticamente garantida. A primeira grande atualização do SO ainda não tem data exata de lançamento, mas é aguardada para outubro deste ano — no mesmo mês em que o sistema foi lançado no ano passado. A compilação será distribuída de forma gratuita para todos os usuários com computadores compatíveis.

Continua após a publicidade

Fonte: Windows Latest