Veja como o novo Gerenciador de Tarefas vai ficar no Windows 11

Veja como o novo Gerenciador de Tarefas vai ficar no Windows 11

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2022 às 16h43
Reprodução/Microsoft

Uma das principais novidades da primeira grande atualização do Windows 11, a versão 22H2, é o novo Gerenciador de Tarefas. Retrabalhada visualmente, mas com as mesmas funções de sempre, a ferramenta foi liberada para testadores inscritos no programa Windows Insider meses atrás e, hoje (7), foi esmiuçada pelo site Windows Latest.

O novo Gerenciador de Tarefas enfim adapta a seção para o padrão visual moderno do Windows, abandonando aquele estilo praticamente intocado desde o Windows 7. A ferramenta abraça de vez o Fluent Design atualizado do Win 11, com direito aos vários materiais incluídos no padrão — Mica e acrílico, por exemplo —, dando uma cara bem moderna para o programa, com efeitos de transparência e paleta de cores dinâmica.

Botões e seções foram realocados no novo Gerenciador de Tarefas para tornar a interface mais amigável em telas sensíveis ao toque (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Nesta renovação, a Microsoft fez o gerenciador ainda mais amigável para telas sensíveis ao toque: a interface do programa está mais fácil de interpretar, tem botões maiores e abandonou a navegação em guias na horizontal, organizando-as numa coluna à esquerda.

Retrabalho cauteloso

Gráficos, processos, detalhes profundos de desempenho e outras informações continuam disponíveis. A tela “Processos”, seção inicial do Gerenciador de Tarefas, continua bastante familiar, exibindo porcentagens de uso de CPU, memória, disco e mais, bem como os valores exatos ao lado de cada programa.

Assim como outras seções modernas do Windows 11, as cores do Gerenciador de Tarefas se adapta ao tom predominante da Área de Trabalho (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Botões como “Adicionar tarefa” ou “Interromper tarefa” foram realocados para a parte de cima do programa sendo acompanhados por ícones. Além disso, os botões “Opções” e “Exibir” foram reposicionados, um para o canto inferior esquerdo e o outro para o canto superior direito.

Apesar de mais elegante, a Microsoft afirma que o novo design é extremamente leve. Essa é uma das principais preocupações numa atualização como essa, uma vez que o Gerenciador de Tarefas tem papel extremamente importante na manutenção de computadores de todos os níveis de desempenho.

Quando o novo Gerenciador de Tarefas será lançado?

O Windows 11 22H2 segue em testes, mas a presença do Gerenciador de Tarefas é praticamente garantida. A primeira grande atualização do SO ainda não tem data exata de lançamento, mas é aguardada para outubro deste ano — no mesmo mês em que o sistema foi lançado no ano passado. A compilação será distribuída de forma gratuita para todos os usuários com computadores compatíveis.

Fonte: Windows Latest

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.