Publicidade

Som de inicialização do Windows 8 está escondido nos Windows 10 e 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Agosto de 2022 às 15h13

Link copiado!

Reprodução/Wikipédia
Reprodução/Wikipédia

Um ex-funcionário da Microsoft acabou com o mistério ao revelar qual deveria ser o som de inicialização do Windows 8. O sistema ficou marcado por acabar com uma tradição de décadas, já que removeu a tradicional música de abertura, presente desde o Windows 1.0.

Segundo o ex-diretor de gerenciamento de programas Jensen Harris, da equipe de experiência do usuário do Windows, o som original foi propositalmente escondido por uma decisão estratégica. Os responsáveis pela experiência do usuário acharam que seria melhor um processo de inicialização silencioso.

(Ficou curioso? O som de abertura do Windows 8 pode ser conferido a partir do minuto 3 no vídeo abaixo)

Continua após a publicidade

O som de abertura do Windows 8 foi migrado para os sucessores e está presente no Windows 10 e Windows 11, porém de forma oculta. Para localizá-lo, é só buscar pelo arquivo WindowsLogon.wav no caminho C:windowsmedia.

Como o elemento foi abandonado, as versões seguintes não contiveram sons diferentes, o que explica a repetição no Win 10 e 11. A empresa chegou a pensar em uma música própria para o tablet Surface RT, mas também manteve a versão do Windows 8. Mesmo assim, os saudosistas de plantão ainda podem ativá-la se quiserem (veja o tutorial ao final do texto).

Por que a música de inicialização foi removida do Windows?

Continua após a publicidade

Quem lidou com versões antigas do sistema vai lembrar que o tema de abertura sempre pegava uma ou outra pessoa desprevenida. Um volume alto demais, um susto durante uma palestra, um toque que acordava a casa inteira, tudo isso era parte de experiência de abertura do Windows, razão pela qual os desenvolvedores removeram "mutar" a execução.

Aproveite para relembrar todos os sons de abertura do Windows:

Harris explicou que o crescente uso de notebooks e tablets, equipados com o Windows em ARM, fez com que a decisão fosse tomada. Os sons eram, de fato, inconvenientes, principalmente se você está em um local público, como no aeroporto ou em uma cafeteria com seu PC portátil.

Continua após a publicidade

O ex-diretor disse ter se arrependido da remoção, pois sentiu que a abertura do Windows ficou vazia demais. Por outro lado, o Windows 8 foi pensado para rodar nos chips ARM, por isso precisava ser o mais leve possível. Os códigos de carregamento do som ficavam armazenados na memória e impactavam, ainda que pouco, no processo de inicialização, logo a remoção ajudou na otimização.

Como ativar o som de iniciaização dos Windows 8, 10 e 11

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de áudio, no canto direito da Barra de Tarefas;
  2. Escolha a opção "Configurações de Som";
  3. Role a tela até "Mais Configurações de Som";
  4. Na tela que abrir, vá para a aba Sons;
  5. Marque a opção "Tocar som de Inicialização do Windows".