Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeira versão funcional da interface Aero, do Windows Vista, vaza na web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Dezembro de 2021 às 18h13

Link copiado!

Primeira versão funcional da interface Aero, do Windows Vista, vaza na web
Primeira versão funcional da interface Aero, do Windows Vista, vaza na web

Um usuário aspirante a “arqueólogo de sistemas operacionais” descobriu uma antiga versão da Aero, a interface que foi introduzida no Windows Vista. A identidade visual “moderninha”, recheada de efeitos de transparência e que persistiu até o Win 7, aparentemente passou por profundas mudanças antes de alcançar o estágio final tão adorado e marcante.

Esse protótipo do Windows Aero foi encontrado na build 4020 do Windows Longhorn — versão experimental do Vista. A compilação data de março de 2003, segundo o perfil do Twitter chamado Albacore, que deu vazão à descoberta do “arqueólogo digital” @evil_pro_, e seria a “primeira” a apresentar resquícios funcionais do protótipo.

Continua após a publicidade

Na época, o Windows Aero foi importantíssimo para elevar a popularidade do Windows Vista — mas a empolgação acabou aí. Os efeitos de transparência e elementos visuais do sistema usavam aceleração por hardware (GPU) para a renderização, algo extremamente pesado para os PCs da época.

Algo entre Win XP e Vista

As versões de testes do Windows Aero diferem bastante do que acabou na versão final do Windows Vista, mas alguns conceitos foram preservados: a interface usa e abusa de efeitos de transparência e cantos arredondados, característica que foi mantida até o Win 7.

Continua após a publicidade

A Barra de Tarefas era tão fina quanto a que apareceu no Windows Vista e, apesar de transparentes, os elementos visuais que contornavam janelas e outras figuras da tela tinham tons mais marcantes, como cinza nos contornos de programas. Numa análise rápida, dá para notar semelhanças também com o Windows XP — que, considerando a data, havia sido lançado apenas 2 anos antes.

Acompanhar a evolução dos sistemas operacionais e descobrir o processo de desenvolvimento é importantíssimo para costurar a história desses produtos. Especialmente, no caso do Windows Vista, essa descoberta é ainda mais interessante, já que o SO foi marcante para a história da MS, mesmo que negativamente.

Fonte: Albacore