Publicidade

Windows 11 prepara ajustes para tornar o Menu Iniciar mais útil e flexível

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Dezembro de 2021 às 08h59

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Finalmente, o Windows 11 começa a testar mudanças muito aguardadas por usuários na Barra de Tarefas e no Menu Iniciar. A atualização 22509 chega nesta quarta (1°) para testadores do Canal Dev com melhorias para tornar a interface muito mais versátil e útil em múltiplos monitores, corrige bugs e muito mais.

O pacote de novidades, desta vez, é robusto e atende principalmente algumas das críticas mais frequentes sobre a interface do Windows 11: a falta de flexibilidade do Menu Iniciar. Até agora, a seção era apresentada no mesmo tamanho, independentemente da quantidade de ícones ali presentes.

Contudo, isso não funciona bem se a região fica vazia, por exemplo. Se o usuário retira as opções de exibir ícones de programas recentemente acessados e não gosta de fixar ícones na parte superior, muito do Menu Iniciar fica “em branco”, ocupando espaço desnecessário da tela.

Continua após a publicidade

Na versão de testes mais recente, o Menu Iniciar é mais flexível: o usuário pode escolher se deseja dar mais espaço para os aplicativos fixados ou para as recomendações e “recentes”. Escolher uma delas abre mais uma linha de ícones na seção.

Em segundo lugar, estão as melhorias para Barra de Tarefas. Agora, a seção de relógio e data aparecem em monitores complementares, poupando o usuário de sair de apps em tela cheia para checar as horas. Além disso, notificações também passam a ser exibidas em conjunto — serão até quatro por vez: três de altíssima importância e uma comum.

Continua após a publicidade

Confira mais alterações da atualização 22509 do Windows 11:

  • A seção “Configurações de compartilhamento avançadas” foi movida para uma nova página no app Configurações;
  • Adicionada uma nova opção à página “Aplicativos Instalados” em Configurações para classificar nomes de programas de Z-A;
  • O Windows Sandbox agora oferece suporte à reinicialização dentro do ambiente virtual;

Correções de bugs

Como de costume, teve correções de bugs aos montes. O Canaltech separou alguns destaques importantes:

Continua após a publicidade
  • Os ícones de Menu Iniciar, Pesquisa, Visão de Tarefas, Widgets e Chat não devem mais ficar desnecessariamente grandes quando o sistema está na escala de 125%;
  • Apertar a combinação tecla Windows + [número] repetidas vezes agora navega entre todas as janelas de um mesmo programa aberto em vez de parar na última;
  • Foi corrigido um erro que fazia o Explorer.exe crashar;
  • Clicar no botão “Desinstalar” na tela de Aplicativos Instalados nas Configurações agora exibe uma janela de confirmação;

Atualização liberada aos poucos

Se você é um membro do programa Windows Insider inserido no Canal Dev e quer conferir tudo que há de novo, faça uma busca por novas atualizações no Windows Update. Ainda não apareceu para baixar e instalar? Resta aguardar até que a compilação alcance seu computador.

Ainda não é um testador do Windows e quer se tornar um? Entre no site oficial da Microsoft e se cadastre.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft