Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 está em quase 10% dos PCs modernos, aponta pesquisa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Dezembro de 2021 às 11h25

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O Windows 11 está instalado em quase 8,6% dos computadores modernos, informa a mais recente pesquisa da empresa AdDuplex. O sistema operacional avança em ritmo considerável e parece se equiparar (ou até superar) a velocidade de adoção do sistema anterior, o Windows 10.

Apesar do lançamento tumultuado por bugs e problemas em compatibilidade, o Windows 11 está no caminho para se tornar o principal sistema operacional da Microsoft. A aceleração na distribuição da atualização gratuita via Windows Update certamente tem grande culpa desse crescimento, já que dá ao usuário a escolha de migrar sem muito esforço.

Continua após a publicidade

O AdDuplex avaliou a adesão do sistema em 60 mil “computadores modernos” que utilizam o Windows 11 ou Windows 10. Não se sabe exatamente o que a companhia qualifica como “um PC moderno”, mas é fato que o levantamento não considerou todas as máquinas do mundo, com sistemas Linux, macOS, Win 7 e Win 8, por exemplo.

Windows 11 se equipara ao Windows 10

Em 2015, ano em que o Windows 10 foi lançado, levou quase cinco meses para o sistema operacional alcançar os 10% de domínio de mercado — numa análise considerando todos os PCs do mundo, neste caso. O contexto daquele momento era bastante diferente, já que a Microsoft tentava reaver a confiança dos usuários após o lançamento controverso do Windows 8, que fez o povo se agarrar ainda mais ao Win 7.

Continua após a publicidade

O domínio de mercado do Windows 11 tende a aumentar — e não deve demorar muito para que ele esteja em mais de 10% dos computadores. A Microsoft ainda libera o SO gradativamente e o plano é alcançar todas as máquinas compatíveis em meados de 2022.

Ainda assim, no meio empresarial, o Windows 11 enfrenta resistência — algo totalmente esperado, no entanto. Segundo uma análise da empresa de soluções de redes Lansweeper, apenas 1% dos computadores corporativos já está com o novo SO.

Provavelmente, o amadurecimento acelerado do sistema operacional também colaborará no impulso dos números em pesquisas. A Microsoft parece comprometida tanto em reconhecer os problemas do software quanto resolvê-los rapidamente — hoje, praticamente todo bug de lançamento já foi corrigido (mas outros surgiram no lugar, naturalmente).

Fonte: AdDuplex