Novo menu Iniciar do Windows 11 começa a ser liberado; veja o que mudou
Por Emanuele Almeida • Editado por Bruno De Blasi | •

A Microsoft começou a liberar o novo Iniciar do Windows 11 nesta segunda-feira (9). Com a atualização, o menu passa a listar todos os apps instalados logo ao abrir e ganha uma barra lateral para mostrar informações do celular conectado ao computador.
- Não quer IA no Bloco de Notas? Veja como desativar no Windows 11
- O que é Copilot? Como funciona a IA da Microsoft
Por enquanto, a novidade é restrita aos participantes do programa Insider, no canal Dev, que libera versões experimentais do Windows 11 para desenvolvedores, e apareceu na compilação 26200.5641. O novo recurso deve ser liberado a todos os usuários nos próximos meses.
A mudança mais notável é a seção "Todos", que agora aparece ao abrir o menu. Isso significa que o usuário não precisa mais clicar em uma página secundária para encontrar seus programas.
Outras seções importantes, como os aplicativos fixados e os recomendados pelo sistema, estão posicionadas na parte superior e central do menu. Essas áreas são dinâmicas, ajustando a quantidade de aplicativos exibidos com base em quantos o usuário fixou ou quantos o sistema sugeriu.
O Windows 11 agora oferece opções de visualização em categoria e grade na seção "Todos. A visualização por categoria agrupa automaticamente os aplicativos mais usados, com um mínimo de três aplicativos por grupo.
Já a visualização em grade organiza os aplicativos em ordem alfabética, de forma similar à lista, mas dispostos horizontalmente.
Adaptabilidade ao tamanho da tela
O novo menu Iniciar do Windows 11 se ajusta ao tamanho da tela para otimizar o espaço. Em telas maiores, o usuário verá mais conteúdo: oito colunas de aplicativos fixados, seis recomendações e quatro colunas de categorias.
Já em telas menores, o menu se reorganiza para exibir seis colunas de aplicativos fixados, quatro recomendações e três colunas de categorias, garantindo que tudo se encaixe perfeitamente.
Ainda na atualização, a Microsoft anunciou novas opções para selecionar widgets na tela de bloqueio do Windows 11 e o novo design "Gamepad" do teclado para telas touch, com foco em consoles portáteis.
Leia mais:
- Windows 11 testa caminho mais fácil para achar as especificações do PC
- Windows 11 receberá recurso que aumenta duração da bateria de notebooks
- Windows 11: 6 recursos que os usuários do Windows 10 estão perdendo
VÍDEO: Por que tudo agora tem Inteligência Artificial gratuita? É de graça mesmo? E a paga?