Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo bug do Windows 11 mostra bateria "supercarregada" com mais de 100%

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Novembro de 2021 às 12h20

Link copiado!

Alexandra_Koch/Pixabay
Alexandra_Koch/Pixabay

Você colocou o notebook para carregar e bate o olho no indicador de energia do PC para ver se está tudo em ordem; de repente a porcentagem alcança 101%, 102% e até 104%. Acha que a bateria ficou maior? Infelizmente, não. Na verdade, parece ser um bug do Windows 11, segundo um relato compartilhado no Reddit.

O erro de leitura de carga rapidamente virou piada no subreddit focado no Windows 11. Zondax, o autor da publicação, foi pego de surpresa com a carga elevada na bateria e os comentaristas do post até recomendaram que ele se afastasse cuidadosamente do aparelho, brincando que a peça estaria prestes a explodir.

Continua após a publicidade

Não se sabe o que causou o bug e o relato de Zondax é bem superficial — ele compartilhou um print, contou rapidamente sobre a experiência e só. Contudo, não seria uma surpresa se a falha fosse parte do Windows 11, já que o sistema tem sofrido com uma série de problemas desde o lançamento, no início de outubro.

O erro de Zondax aconteceu com o Win 11 na versão 22483.1000, mas pode ser algo específico para aquela marca ou modelo de notebook. Certas incompatibilidades de drivers com o sistema operacional podem causar erros como este, então pode ser só uma questão de tempo (e manutenção) para que o problema seja solucionado.

E tem risco de explosão?

Provavelmente, não. O erro de leitura que ocasionou as cargas acima de 100% de bateria deve ser apenas visual — um erro na interpretação dos dados enviados pela bateria do computador.

Continua após a publicidade

Inclusive, este tipo de problema também pode ser visto no Windows 10 em certas circunstâncias. Basta ter um computador que não foi atualizado devidamente — com problemas durante o processo ou com drivers desatualizados — para se deparar com erros assim. Nem precisa falar que a bateria não vai durar mais por indicar mais de 100% de energia, né?

Para solucionar o problema, a correção segue o procedimento padrão: primeiro, o usuário deve conferir se todos os drivers da máquina estão com compilações em dia, direto do site da fabricante. Se isso não resolver, uma instalação limpa do sistema operacional deve resolver, mas se mesmo assim a carga não parar de passar do limite, resta esperar até que uma correção apareça pela web.

Fonte: Reddit