Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo Bloco de Notas começa a ser testado no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Dezembro de 2021 às 16h23

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Nesta terça-feira (7), a Microsoft começou a distribuir a versão retrabalhada do Bloco de Notas para testadores do Windows 11. Um dos mais tradicionais editores de texto do mundo está com novo visual — ainda sóbrio e tão limpo quanto antes —, finalmente abraçando as características visuais do novo sistema operacional.

A renovação no aplicativo já era prevista, afinal o Bloco de Notas ficou ileso após a migração do Win 10 para Win 11. Não sabia quão "novo" ficaria o app nesse retrabalho da Microsoft, mas a companhia não foi muito ousada e manteve a essência do programa como um editor de texto básico, preparado para a atividade a qualquer momento.

Continua após a publicidade

O novo Bloco de Notas recebe contornos com pontas arredondadas, material Mica e botões mais espaçados para facilitar o acesso via touchscreen. Uma das diferenças mais importantes está na parte superior, nos botões que dão acesso às opções de formatação, armazenamento e edição. A barra será composta apenas por “Arquivo”, “Editar”, “Exibir” e e um botão de configurações (engrenagem na extremidade direita da janela).

Naturalmente, os menus foram redesenhados com profundidade, e as partes mais “arcaicas” foram substituídas por balões mais simples, com grande apelo por ícones no lugar dos nomes das funções — como acontece no menu de contexto. Usuários de longa data não devem demorar para se adaptar ao novo modelo, já que a Microsoft tentou modernizar o app, mas ainda o deixou bastante familiar.

Modo escuro no Bloco de Notas

Continua após a publicidade

Uma das novidades mais importantes está no suporte ao modo escuro. Finalmente, o Bloco de Notas se adapta ao padrão do sistema operacional, com inversão de cores inclusive na caixa de texto e na fonte. A nova paleta deve ajudar quem usa o editor em ambientes escuros.

Defeitos ainda existem

“Produtividade, desempenho e confiabilidade são fundamentais no Bloco de Notas”, aponta a Microsoft. A companhia se mostrou comprometida em construir um aplicativo tão bom quanto o anterior, mas já informa que existem problemas nessa versão experimental. Entre eles, estão:

Continua após a publicidade
  • Problemas ao alternar o idioma do teclado;
  • Inconsistências com a entrada de texto em japonês;
  • Comportamento inesperado ao selecionar texto com o mouse com a tecla Shift acionada.

A distribuição da ferramenta acontece gradativamente, como sempre. Se você é um testador do Windows 11 inscrito no Canal Dev, logo deve receber a atualização via Windows Update.

Fonte: Microsoft