Nova prévia do Windows 11 pode fazer o PC iniciar mais rápido
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
O Windows 11 pode iniciar mais rápido com uma recente atualização experimental. Identificada como Build 23419, a compilação distribuída por enquanto apenas para testadores inscritos no Canal Dev incluiu uma melhoria na inicialização de sistema que, na prática, pode reduzir o impacto em desempenho provenientes de apps abertos automaticamente.
- Microsoft Loop | Plataforma colaborativa chega com IA e já está disponível
- Bug no Windows 11 faz alertas de segurança aparecerem sem parar
Página dedicada para USB4
A atualização foi recheada de mudanças complementares, e uma delas é a página de configurações para dispositivos USB4, a "USB Hubs and Devices". A seção reunirá informações acerca das capacidades do sistema e dos periféricos conectados ao computador, fornecendo detalhes importantes para assegurar o comportamento correto das entradas.
A área só aparece no menu de Configurações de computadores que suportam o padrão USB4. Para checar se esse é o seu caso, você deve ir em Gerenciador de Dispositivos e procurar por dispositivos "USB4" na lista de conexões.
Horas no relógio
Demorou, mas finalmente a Microsoft permite incluir os segundos no relógio da Barra de Tarefas. O contador pode ser exibido por padrão, tal qual acontecia nos sistemas anteriores.
A opção para exibi-lo está em Configurações > Personalização > Barra de Tarefas e pode ser alterada a qualquer momento. A novidade chega primeiro para uma quantidade limitada de testadores.
Melhorias gerais
Nessa atualização, testadores poderão experimentar as novas configurações avançadas para aplicativos padrões do Windows. Com elas, usuários perderão menos tempo para encontrar tipos de arquivos específicos que desejam alterar o programa de preferência.
Além disso, no Menu Iniciar, a seção "Recomendado" passou a se chamar "Para você". A mudança foi prevista semanas atrás, mas não tem nenhuma alteração de funcionamento até agora.
Inicialização mais rápida
Quanto a alteração que fará o Windows 11 iniciar mais rápido, a Microsoft não compartilhou muitos detalhes. "Foi aprimorada a experiência de login após inicializar o sistema ao reduzir o impacto em performance de aplicativos que iniciam automaticamente", pontuou a empresa nas notas de lançamento.
Atualização experimental
Atualmente, só testadores do Canal Dev recebem o pacote e não há previsão de quanto ele será liberado para mais pessoas. Vale ressaltar, porém, que nenhuma das mudanças nesse estado de experimentação é permanente, e podem mudar caso a Microsoft perceba que não foram boas adições.