Publicidade

Bug no Windows 11 faz alertas de segurança aparecerem sem parar

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Um bug em uma atualização recente do Windows 11 faz com que os usuários vejam alertas de segurança aparecendo sem parar, sempre que o sistema operacional é reiniciado. O aviso tem a ver com um recurso chamado Autoridade de Segurança Local, ou LSA, na sigla em inglês, uma medida de proteção de dados como credenciais e que evita acessos indiscriminados à memória por malware e outras explorações; a barreira vem ativada por padrão, mas na mensagem de erro, é como se ela estivesse desativada.

Mudar a opção correspondente e reiniciar o computador não resolve o problema, com a mensagem voltando a aparecer sempre que o PC é reinicializado. Enquanto isso, o sistema LSA segue ativado e agindo como deveria, mesmo com o alerta não desaparecendo e exigindo interação do usuário, assim como uma nova reinicialização que também faz a sequência começar novamente.

Em nota do suporte, a Microsoft confirmou que o recurso está sendo atingido por um bug e que, apesar do alerta, segue ativado nos sistemas afetados. Enquanto o problema parece ter se disseminado a partir de uma atualização liberada na última semana, existem relatos de mensagens desse tipo aparecendo, pelo menos, desde janeiro, um considerável incômodo para os usuários que precisam lidar com um aviso de segurança constante durante o uso do sistema operacional.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por enquanto, não existe previsão de lançamento de atualização que resolva o problema. Enquanto isso, os próprios usuários encontraram uma mitigação que envolve a alteração do registro do Windows 11 e a modificação de dois valores para que o LSA seja reconhecido como ativado e o alerta de segurança não mais seja exibido.

Os usuários avançados que desejarem fazer isso devem acessar o Editor de Registro do sistema operacional e, no caminho HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlLsa, inserir duas entradas DWORD. Elas devem se chamar RunAsPPL e RunAsPPLBoot, com valores de 2 para as duas. Após uma nova reinicialização, a mensagem de erro não deve aparecer mais.

A especulação é de problemas relacionados a uma nova implementação do LSA no Windows 11, cuja proteção passará a ser ativada por padrão após os sistemas passarem por uma checagem de compatibilidade. Maiores detalhes não foram divulgados, mas a ideia da Microsoft é ampliar os sistemas de controle e proteção da plataforma contra o roubo de credenciais, além de lidar com recentes ofensivas cibercriminosas que tentam abusar das configurações de autenticação e privilégios nos PCs.

Fonte: Reddit Windows Help