Nova atualização do Windows 10 faz sistema "esquecer" logins em browser e apps

Por Felipe Junqueira | 15 de Junho de 2020 às 17h50
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Os problemas com a atualização de maio do Windows 10 continuam a surgir. Depois de um bug que desativa monitores externos em máquinas com duas ou mais telas conectadas, agora há relatos de que navegadores e o OneDrive esquecem as credenciais quando o usuário reinicia o PC.

O update, que foi testado por mais de 15 meses antes do lançamento oficial no fim do mês passado como a versão 2004 do sistema da Microsoft, aparentemente causa um bug no recurso de autenticação do Google Chrome. De acordo com alguns usuários, toda vez que o Windows é reiniciado, o navegador volta a pedir as credenciais ao usuário.

“Quando reinicio meu computador, não estou logado em minha conta do Google ao abrir o Chrome. Todas as minhas senhas em websites também são esquecidas. Também recebo a página de boas-vindas da extensão do Adobe Acrobat. Isso não acontece quando eu só reinicio o Chrome, mas sempre que reinicio o Windows”, escreveu um usuário no Reddit.

No fórum do Google, também há relatos de problema semelhante, incluindo um tópico em que o usuário explica ser necessário fazer todo o processo de sincronização da conta Google com o Chrome a cada reinicialização. Quando essa matéria foi produzida, havia nove respostas ao tópico, sendo oito delas de pessoas relatando o mesmo bug.

Também no Reddit, outro usuário reclamou de algo parecido no OneDrive e até no navegador Edge, além do Chrome.

Possível solução

Enquanto a Microsoft não resolve o bug, você pode tentar os seguintes passos, caso esteja com a atualização de maio (Windows 10 versão 2004) no seu computador. Não é uma solução 100% precisa, mas não custa tentar — ainda é melhor que logar e sincronizar o Chrome toda vez, caso dê certo.

  • Feche o Chrome.exe;
  • Segure a tecla Windows e aperte L. Isso vai bloquear a tela;
  • Desbloqueie o sistema e reinicie o Chrome.

Funcionou? Conta para a gente nos comentários. Se tiver usado outra solução que tenha solucionado na sua máquina, compartilha aí embaixo, também.

Fonte: Reddit (1, 2), Google via Windows Latest

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.