Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Modificação deixa Windows 11 com visual do Windows 2000

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Março de 2023 às 16h23

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Um mod promete deixar seu Windows 11 com visual e aplicativos do Windows 2000. Isso significa que você terá acesso a vários programas usados naquela época, como jogos clássicos, reprodutores de vídeos, Paint e até o Office com o Clippy — o assistente/clipe de papel que dividiu opiniões no passado.

A criação é de autoria do usuário do Reddit chamado ExoGeniVI, que publicou sua modificação na rede social de fóruns. O software exige a instalação do StarDock Window Blinds, um aplicativo para personalizar o Windows de maneira bastante profunda.

Continua após a publicidade

Na verdade, ExoGeniVI apenas otimizou tudo que já existia em um mega pacotão de retorno aos anos 2000. Ele usou um tema criado por outro usuário, chamado Prozad94, há alguns anos e fez adições de versões antigas de softwares e modificações, tais como a Retrobar, o Classic Explorer, o Aero Tweaker, o Open Explorer, os ícones do Windows 95/98 e os sons do site Archive.org.

Prepare-se para encontrar o famigerado Internet Explorer 5.5 e o Microsoft Office 2000, a última versão a contar com o Clippy antes da aposentadoria. Como é apenas um mod, nem tudo funcionará perfeitamente o tempo todo, e para notar algumas falhas visuais ou execuções incorretas.

Mesmo assim, é preciso ressaltar o ótimo trabalho em fazer apps tão antigos funcionar em máquinas de última geração. O IE, por exemplo, carrega vários sites sem muita dificuldade — embora apresente uma série de brechas de segurança não corrigidas.

Como instalar o mod do Windows 2000 no Windows 11?

Continua após a publicidade

Quem desejar brincar com o projeto para trazer o Win 2000 de volta, precisa entender que essa modificação pode deixar o PC vulnerável, então a recomendação é usá-lo apenas em uma máquina alternativa. Certifique-se de fazer backup de dados importantes e crie um ponto de restauração no Windows para reverter caso enfrente problemas.

Se ainda assim você quiser experimentar, pode fazê-lo de maneira simples. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiramente, baixe o aplicativo StarDock Window Blinds 11;
  2. Procure pela skin do ExoGeniVI;
  3. Conclua a configuração e pronto;
Continua após a publicidade

O Window Blinds 11 é famoso por permitir a simulação de sistemas antigos nos softwares mais recentes. No ano passado, por exemplo, a empresa criadora do app disponibilizou uma versão do Windows XP que fez bastante sucesso.

Quem aí gostaria de voltar no passado para brincar com o Windows 2000? Sinceramente, só vale pelo saudosismo, porque o restante é dispensável.