Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft promete correção para bug no Access após patch de segurança

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Julho de 2022 às 14h10

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft investiga o relato de usuários que tiveram problemas com o Access após a instalação da atualização Patch Tuesday de julho. O erro impede a execução do MS Access 2016 e 2013, com os bugs gerados a partir dos updates KB5002112 e KB5002121, respectivamente.

A falha ocorre ao tentar abrir um arquivo .ACCDE ou .MDE no Microsoft Access. A pessoa pode receber uma mensagem de alerta informando que a biblioteca ou assistente de tipos solicitados "não é um projeto VBA".

Continua após a publicidade

Isto impede o uso do programa e inviabiliza a abertura de tais arquivos, mesmo que não haja nada de errado com eles. O bug afeta os bancos de dados compilados do Access também no Office365, portanto se trata de uma falha generalizada com a solução da MS.

Segundo o engenheiro de design de software da Microsoft, Shane Groff, a equipe de desenvolvedores do Access investiga o problema na busca por uma breve solução. Groff fez a promessa no fórum Microsoft Answers, que reúne dúvidas dos usuários, e disse que as duas atualizações de segurança estão relacionadas com outros erros do Microsoft Office.

Como corrigir o bug do Access?

Se você precisa do Access para o seu dia a dia, a recomendação imediata é remover as atualizações KB5002112 e KB5002121 do computador. Assim que a Microsoft corrigir a falha, você poderá voltar a instalar os patches de segurança sem afetar a execução do Access.

Continua após a publicidade

Acesse o Windows Update e faça uma busca pela numeração dos updates. Após remover, lembre-se de desativar a atualização automática, caso contrário o Windows pode baixar novamente os arquivos e voltar a apresentar problema.

Mas lembre-se que a desinstalação das atualizações de segurança também podem abrir brechas, já que o propósito era corrigir uma "vulnerabilidade de desvio de recurso de segurança do Microsoft Office de gravidade média" (CVE-2022-33632). Para não ficar bombardeando o usuário com pequenos patches, a Microsoft costuma juntar todas as correções em uma única atualização.