Publicidade

Microsoft pode começar a forçar atualização do Windows 10; entenda

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Windows/Unsplash
Windows/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

O Microsoft pode começar a instalar atualizações automáticas para quem ainda não atualizou o seu Windows 10 para a versão mais recente. A empresa já determina que upgrades são requisito para quem deseja manter o suporte oficial da companhia, mas pode adotar tais medidas mais agressivas para forçar a instalação.

Isso porque a versão 20H2 só receberá melhorias até o dia 10 de maio de 2022 — após isso o sistema ficará defasado sem upgrades. Se em três meses, uma máquina ainda não rodar a 20H2, o computador deixará de ser atualizado pelo Windows Update. Não importa se é a versão Home ou Profissional, ambas deixarão de ser suportadas pela gigante do software na data limite.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa estratégia foi adotada para eliminar a necessidade de produzir diversas alterações individuais para um elevado número de edições do Windows 10. Dessa forma, apenas as versões mais recentes são contempladas e quem ainda está nas mais antigas é "convidado" a passar para as novas, caso deseje manter o recebimento de correções de segurança, patches e melhorias.

Quem pretende se manter no Windows 10, em vez de migrar para o Windows 11, pode ficar tranquilo por enquanto, pois não será necessário atualizar para o mais recente. Muita gente ainda teme saltar para o Windows 11 devido aos bugs, problemas de compatibilidade e relatos de lentidão enfrentado por alguns usuários.

Há obviamente a opção de não atualizar nada e permanecer eternamente na versão 20H2 ou anterior, mas vale lembrar que isso traz insegurança para o computador. Criminosos podem explorar brechas em edições mais antigas para invadir máquinas, roubar dados ou instalar malwares.

Como atualizar para a versão mais recente do Windows?

Como o update para o Windows 10 21H2 é gratuito, você pode atualizar sem medo de ser feliz. Basta deixar o sistema conectado na internet e reiniciá-lo após o download ser concluído para ter a versão novinha em folha.

Você também pode fazer uma verificação manual: basta pesquisar pelo Windows Update e checar se há versões novas disponíveis. A companhia garante que dispositivos atualmente no Windows 10 versão 2004 ou mais recente terão uma experiência de instalação rápida porque os arquivos serão instalados como uma atualização mensal.

A Microsoft usará técnicas de aprendizado de máquina para lançar a atualização para máquinas 20H2 nos próximos dias, a fim de evitar problemas quando maio chegar. Por isso, é provável que os sistemas ultrapassados comecem a notar a partir de agora uma "insistência" maior dos pedidos de atualização do Windows.

A versão 21H1 do Windows 10 terá suporte garantido até dezembro de 2022, mas a 21H2 contará com a vida útil até meados de 2023, portanto é só atualizar agora e ficar mais um ano tranquilo sem precisar fazê-lo novamente.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft [1] e [2]