Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Menu Iniciar e Barra de Tarefas travaram no Windows 11? Saiba o que fazer

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Setembro de 2021 às 15h15

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Com o lançamento das Builds 22000.176 Beta e 22449 Dev do Windows 11, muita gente começou a enfrentar problemas de travamento do Menu Iniciar e da Barra de Tarefas. Isso teria começado após a atualização, disponibilizada nesta sexta-feira (3) para integrantes do programa de testes do novo sistema. Aparentemente, a falha decorre de um conflito na área de registros, por isso é necessário deletar a entrada defeituosa para solucionar.

Conforme os relatos, outras áreas também podem parar de responder, o que exige a reinicialização de forma forçada como solução parcial, porque o problema parece voltar depois um tempo. A Microsoft forneceu uma solução temporária enquanto não apresenta a correção definitiva:

Passo 1: Pressione as teclas CTRL + ALT + DEL e escolha "Gerenciador de Tarefas";

Continua após a publicidade

Passo 2: Clique em “Mais detalhes”, na parte inferior, para expandir a exibição;

Passo 3: Vá em “Arquivo” e escolha “Executar nova tarefa”;

Continua após a publicidade

Passo 4: Digite cmd no campo “Abrir” e pressione OK;

Passo 5: Copie e cole o seguinte comando: reg delete HKCUSOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionIrisService /f && shutdown -r -t 0

Continua após a publicidade

Passo 6: Pressione Enter e, em seguida, seu PC deve reiniciar, o que fará com que ele volte a funcionar normalmente

Esse foi um improviso que a Microsoft apresentou logo após a chegada da mais recente atualização. O update trouxe vários pequenas melhorias e correções de bugs de versões anteriores, como a nova animação progressiva do anel na tela de carregamento do sistema e a mudança no som de inicialização do Windows, que não será mais reproduzido após uma atualização agendada do Windows.

Como o Windows 11 ainda está em fase de testes, falhas como essa podem ocorrer com certa frequência, razão pela qual é importante instalá-lo apenas em computadores alternativos. Se você usa a máquina para estudo ou trabalho, o ideal é se manter na versão estável até a chegada do lançamento oficial.

Fonte: Windows