Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hoje é aniversário de 25 anos do Windows 95 — e do menu Iniciar

Por| 24 de Agosto de 2020 às 15h34

Link copiado!

Marcin Wichary/Flickr
Marcin Wichary/Flickr
Tudo sobre Microsoft

O ano de 1995 é considerado um marco para computadores pessoais exatamente pelo lançamento de um sistema operacional que marcou a época, a história e a evolução nos computadores: o Windows 95. O sistema operacional da Microsoft foi lançado em 24 de agosto, há exatos 25 anos, com funcionalidades que resistem até hoje em grande parte dos PCs.

A principal novidade que a Microsoft vendia naquela época era o botão iniciar, o qual funcionava como um centralizador de todas as ferramentas do sistema operacional. Até então, o programa trazia pastas e janelas sem um local de fácil acesso.

Para destacar esta nova ferramenta, a Microsoft brincou com a palavra start (iniciar em inglês, lançando um comercial ao som de Start Me Up, dos Rolling Stones. Outras mudanças significativas foram uso do 32-bit e a introdução do plug and play (facilitando instalações).

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a Microsoft lançou o Windows 95 com o MSN, que funcionaria como um agregador de redes sociais com buscador e depois ganharia seu próprio mensageiro.

A Microsoft fez o lançamento em evento para imprensa com o então presidente Steve Ballmer, acompanhado de Bill Gates no palco, dançando ao som de Start Me Up. O momento histórico traz um agitado Ballmer, com um Gates tímido entre as batidas.

Continua após a publicidade

Um dos grandes sucessos da empresa, o Windows 95 vendeu mais de 7 milhões de cópias apenas nas cinco semanas depois do lançamento.