Gambiarra permite deixar o menu Windows 11 no estilo do Windows 10

Gambiarra permite deixar o menu Windows 11 no estilo do Windows 10

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Julho de 2021 às 12h15
Alveni Lisboa/Canaltech

Entre as dezenas de mudanças estéticas introduzidas com o novo Windows 11, o Menu Iniciar é o centro das atenções. Com um design mais moderno e simplista, ele retira vários dos elementos com os quais os usuários são acostumados há mais de duas décadas, como os diretórios e certos atalhos.

Para os avessos às mudanças, uma solução não oficial pode ser a saída. O site Tom's Hardware fez uma edição do registro do sistema para transferir o Menu Iniciar do Windows 10 para o 11.

Windows 11 com cara de Windows 10 (Imagem: Reprodução/Tom's Hardware)

Apesar de ser uma “gambiarra”, a alteração realmente fez com que o visual antigo voltasse a ser exibido, o que deixa uma pontinha de esperança de que haja alguma opção oficial em uma atualização futura. Outro ajuste possível permite mover a barra de tarefas para o topo da tela, vedado pelo modelo atual.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como o SO da Microsoft ainda está em versão inicial de testes, não é uma boa ideia mexer no registro. Essa alteração do menu, por exemplo, apresenta alguns bugs e problema de desempenho porque ele não foi projetado desta maneira. Além disso, ela pode deixar de funcionar em uma atualização futura.

Se você não quer correr o risco de corromper seu sistema, o ideal é esperar até que outras empresas apresentem soluções mais eficazes. Há diversos programas em versões anteriores do Windows que se propõem a realizar dezenas de modificações na aparência do sistema, por isso é só uma questão de tempo.

Como essa alteração pode dar problema no seu Windows 11, o Canaltech recomenda não executar a modificação. Se você for teimoso e quiser testar assim mesmo, é só seguir o passo a passo descrito pelo Tom's Hardware.

Fonte: Tom's Hardware

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.