Publicidade

Explorador de Arquivos do Windows 11 ganhará abas e nova página inicial

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A atualização mais recente do Windows 11, anunciada hoje (5) durante um evento da Microsoft, chega com uma novidade bastante esperada: as abas no Explorador de Arquivos. Testadores da versão beta inscritos no Windows Insider poderão experimentar essa adição inspirada nos navegadores em breve.

O usuário pode ter várias guias abertas em uma única janela, o que permite acessar rapidamente múltiplas pastas de arquivos. A mudança deve reduzir a quantidade de janelas abertas, principalmente para quem precisa copiar e colar o conteúdo de um lugar para outro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quem nunca selecionou vários arquivos e arrastou para outra janela? Isso agora deve ser simplificado, porque as guias ficarão na mesma interface. Aliás, o recurso de arrastar é algo que sempre fez muita falta desde o lançamento do Windows 11, mas isso ainda não é possível fazê-lo na barra de tarefas.

Além disso, as múltiplas guias permitem acessar mais facilmente pastas em servidores remotos ou no armazenamento em nuvem. Os atalhos da barra lateral ainda poderão ser mantidos, mas devem ser menos acionados se for possível manter as abas abertas ao reinicializar o Explorador.

A Microsoft também está adicionará uma nova página inicial do File Explorer que inclui as pastas típicas de acesso rápido, documentos recentes e uma nova opção de favoritos. Em breve, bastará o clique com o botão direito do mouse em um arquivo para adicioná-lo aos favoritos e ele aparecerá fixado na página inicial do aplicativo.

Antes tarde do que nunca

Rival do Windows, o macOS possui janelas com guias no aplicativo Finder desde a versão 10.9 Mavericks. No universo Linux, esse recurso também é comum há muitos anos, então é bom saber que o sistema para PCs mais popular do mundo recebeu a adição, ainda que com 9 anos de atraso.

Ainda não está claro quando a novidade chegará para usuários da versão estável do Windows 11. É provável que chegue junto da segunda grande atualização do ano, prevista para o segundo semestre de 2022. Ou, pode ser que a Microsoft decida antecipar as coisas e revelar mais detalhes oficialmente no evento de desenvolvedores programado para maio.

Fonte: Microsoft