Como resolver o problema de 100% de disco usado do Windows 10

Por Bruno Salutes | 08 de Dezembro de 2020 às 18h40
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Usualmente, a Microsoft lança para o Windows 10 duas grandes atualizações e alguns patches de correções de bugs. No entanto, pode ser que algumas delas acabem potencializando novos tipos de erros enquanto buscam resolver outros.

Alguns destes erros podem ser os famosos "engasgos" durante a execução de aplicativos, ou até mesmo a ausência de som ao reproduzir um áudio ou um vídeo. Os motivos para isso podem ser vários, como pastas ocultas ou bugs no processo de atualização, que podem resultar na inutilização do disco.

Se você notou que seu PC está lento, abriu o “Painel de Controle” e percebeu que o disco estava sendo 100% usado, confira abaixo algumas alternativas para resolver esse problema!

A partir do Prompt de Comando

Através do cmd, você pode rodar o DISM (Deployment Image Servicing and Management), ferramenta disponível desde o Windows 8. O DISM pode corrigir problemas comuns, reparar a imagem do Windows, além de preparar o ambiente de pré instalação do sistema, também conhecida como Windows PE (Windows Preinstallation Environment).

Passo 1: vá na barra "Pesquisa", digite "cmd", clique com o botão direito do mouse em cima dele e, com o menu aberto, selecione a opção "Executar como administrador".

Procure pelo "cmd" na barra de pesquisa e execute-o como administrador (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: quando a tela do Prompt de Comando abrir, digite o seguinte código "Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth " (sem as aspas). e pressione Enter.

Cole o comando indicado no campo do cmd e aperte "Enter" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: espere uns instantes até que o cmd faça a varredura.

Espere a varredura ser efetuada (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: ao terminar a verificação, digite este outro comando: "Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth" e pressione "Enter" novamente. No final do processo, reinicie o seu computador e confira se o problema foi resolvido.

Acessando as configurações avançadas do sistema

Outra alternativa possível para resolver o problema de 100% de uso do seu HD é desativando as páginas automáticas do sistema. Você pode fazer isso acessando as configurações do sistema:

Passo 1: abra o "Painel de Controle" do Windows e, no canto superior direito, procure pela opção "Exibir Configurações Avançadas do Sistema" e clique nela.

Acesse o Painel de Controle, localize e clique na opção "Exibir configurações avançadas do sistema" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: na janela que irá se abrir, acesse aba "Remoto" e desmarque a opção "Permitir conexões de Assistência Remota para este computador" e clique em "Aplicar".

Acesse a aba "Remoto" e desmarque a opção de Assistência Remota (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: em seguida, abra novamente a aba "Propriedades do Sistema", acesse a aba "Avançado" e, em "Desempenho", clique em "Configurações".

Na aba "Avançado", clique em "Configurações" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: nas "Opções de Desempenho", acesse a aba "Avançado" e, em seguida, clique sobre "Alterar...".

Acesse a aba "Avançado" e clique em "Alterar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: na janela "Memória virtual", desmarque a caixa "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades", marque a opção "Sem arquivo de paginação" e clique em "Definir".

Desmarque a opção indicada e marque "Sem arquivo de paginação" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: Reinicie o seu computador.

PCs que possuem pouca memória RAM podem apresentar problemas ao descarregar dados na memória do sistema. Com isso, não permitem a execução de um ou outro aplicativo. Você pode então determinar um limite para o armazenamento do arquivos de paginação, como até 4GB por exemplo.

Fazendo uma limpeza na Inicialização

Ao limpar a Inicialização, você pode fazer um diagnóstico sobre qualquer problema eventual que esteja ocorrendo a partir de aplicativos de terceiros que são inicializados junto com o Windows ao ligar o PC. Para fazer isso, siga o passo a passo:

Passo 1: aperte o atalho "Windows + R", digite o código "MSconfig" (sem as aspas) no campo de texto e clique em "OK".

Aperte "Windows + R" e abra o "MSconfig" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: na janela de "Configuração do Sistema", clique sobre a aba "Serviços", marque a caixa "Ocultar todos os serviços Microsoft" e clique no botão " Desativar tudo".

Desative todos os programas que não são da Microsoft (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: feito isso, acesse a aba "Inicialização de programas" e clique em "Abrir gerenciador de tarefas".

Acesse o gerenciador de tarefas na aba "Inicialização de programas" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: com a aba "Inicializar" aberta, selecione quais softwares não são desenvolvidos pela Microsoft e clique em "Desabilitar".

Selecione todos os programas que não são da Microsoft e clique em "Desabilitar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: reinicie a sua máquina e confira se o problema foi resolvido.

Esse procedimento desabilita a inicialização de qualquer software que não tenha ligação com a Microsoft. Caso o problema seja solucionado, você pode habilitar outros programas e serviços selecionados que serão inicializados em conjunto com o Windows, ao invés de deixá-los todos desativados. Se o problema persistir após a ativação, você pode então testar entre os selecionados e encontrar qual deles é o causador do problema. É recomendável então que você o remova.

Exclua arquivos temporários

Passo 1: aperte o atalho "Windows + R", digite no campo de texto o código "temp" (sem as aspas) e clique em "OK" para acessar os arquivos temporários do sistema.

Aperte "Windows + R", digite "temp" e clique em "OK" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: uma lista de arquivos aparecerá na pasta. Selecione todos e então exclua-os.

Exclua as pastas da pasta Temp (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: novamente, pressione o atalho "Windows + R", digite "%temp%" (sem as aspas) e clique em "OK" para acessar os arquivos temporários do usuário.

Aperte "Windows + R", digite "%temp%" para acessar arquivos temporários do usuário (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: certifique-se então de excluir todos os arquivos temporários que não estejam em execução através também do atalho "Windows + R", por meio do código "Prefetch". Selecione as pastas exibidas pelo endereço e apague também os registros que podem ser as causas dos problemas em seu computador.

Pontos de restauração automática

Para evitar problemas na atualização do sistema, é possível configurar pontos de restauração automática, porém, eles ocupam espaço no disco, e isso pode ser uma das causas do problema. Porém, você pode desabilitar e limitar o uso do espaço em disco desse recurso.

No entanto, esteja ciente de que, ao desabilitar o recurso, você acaba com as marcações inteligentes geradas pelo próprio sistema para casos de backups emergenciais.

Passo 1: acesse o "Painel de controle" e procure pela função "Criar ponto de restauração".

Abra o "Painel de Controle" e clique em "Criar ponto de restauração" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: na pop-up exibida, clique em "Configurar...".

Na janela exibida, clique em "Configurar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: marque a caixa "Desativar a proteção do sistema", deixe o medidor de "Uso máximo" em 0 e clique em "OK".

Em seguida, clique em "Desativar proteção do sistema" e clique em "OK" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Se, ainda assim, o HD do seu computador Windows 10 continuar lotado, talvez seja necessário reinstalar o Windows 10 em seu PC.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.