Como remover uma conta do Windows

Como remover uma conta do Windows

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 28 de Maio de 2022 às 18h00
Windows/Unsplash

Remover contas do Windows é uma forma de manter a segurança e a organização do seu PC. Na medida em que o usuário realiza a ação, ele exclui dados desnecessários e impede o acesso de terceiros que já não utilizam o dispositivo.

Ainda que o processo seja simples, é preciso que o usuário tenha um login com permissões de administrador. Alguém com poderes de convidado não pode realizar muitos ajustes no sistema, tampouco interferir em contas existentes.

Ao remover uma conta do Windows, todos os dados salvos no login são deletados. Isso inclui itens da área de trabalho, downloads, documentos, fotos e outros arquivos. Portanto, se não quiser perder essas informações totalmente, realize um backup antes de avançar para o passo a passo. É importante frisar ainda que, nesse processo, são excluídas apenas as informações de entrada do PC. A ação não afetará a conta Microsoft do indivíduo.

1. Acesse o menu do Windows e, na lateral esquerda, selecione o ícone de engrenagem para entrar na página de “Configurações”;

Para remover uma conta do Windows, entre no menu "Configurações" (Captura: Kris Gaiato)

2. Na sequência, escolha a aba “Contas”;

Em "Contas", você acessará todos os logins ativos (Captura: Kris Gaiato)

3. Localize, na barra de opções à esquerda, a opção “Família e outros usuários” e dê um clique sobre ela. Depois, identifique e selecione a conta do Windows que deseja remover;

É possível encontrar diferentes contas no Windows, inclusive logins de apps terceiros (Captura: Kris Gaiato)

4. Com essa ação, dois comandos aparecerão na sua tela. Escolha "Remover " para prosseguir;

Para excluir uma conta do Windows, selecione o comando "Remover" (Captura: Kris Gaiato)

5. Para confirmar, clique em "Excluir conta e dados". Após realizar essa ação, não será possível recuperar a conta.

Após a confirmação, não será possível recuperar o login ou os dados salvos na conta (Captura: Kris Gaiato)

Caso a conta em questão seja de trabalho ou escolar, o processo é idêntico. Para logins corporativos ou de estudante, será preciso entrar na aba “Acessar trabalho ou escola” para prosseguir. Se a conta for de aplicativos terceiros, acesse “Email e contas”.

Se você estiver em um novo PC, é possível que apareça uma conta chamada "defaultuser0". Esse é uma opção inativa e não prejudicará seu dispositivo nem dará acesso a outras pessoas. Para removê-la, apenas reinicie o PC e faça o login novamente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.