Como fazer login na conta Microsoft sem digitar senha

Como fazer login na conta Microsoft sem digitar senha

Por Caio Carvalho | Editado por Bruno Salutes | 17 de Setembro de 2021 às 13h00
Caio Carvalho/Canaltech

Já faz algum tempo que a Microsoft unificou vários de seus serviços em uma única conta, permitindo que você acesse seu Outlook, Xbox, Office, Skype e Windows com apenas um nome de usuário.

Agora, contas da Microsoft ganharam uma novidade: login sem senhas. Isso significa que você pode entrar nos serviços da empresa sem precisar preencher campos de senhas. Dessa forma, o acesso a esses programas é mais simples, rápido e seguro, uma vez que a autenticação é feita em um segundo dispositivo. Veja abaixo o passo a passo.

Como fazer login na conta Microsoft sem digitar senha

Passo 1: entre no site account.microsoft.com e inicie uma nova sessão em “Entrar”.

A conta Microsoft agrupa vários serviços da empresa em um só lugar. Vamos acessá-la pelo site acima (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: digite seu e-mail e clique em “Próximo”. Na página seguinte, insira sua senha para entrar na conta Microsoft.

Informe seu endereço de e-mail cadastrado na Microsoft e clique em "Próximo" (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: na página inicial da conta Microsoft, clique em “Segurança”.

Acesse a aba "Segurança", que guarda informações importantes sobre a segurança da sua conta Microsoft (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: clique em “Opções de segurança avançadas”.

A conta da Microsoft disponibiliza configurações avançadas para manter seus dados mais seguros (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: em “Segurança adicional”, clique na opção “Conta sem senha”.

Repare que, como sua conta ainda depende de uma senha, aparece o texto "Ativar". É por aí que vamos configurar o login sem senha (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: você verá um aviso da Microsoft dizendo que “uma conta sem senha reduz o risco de ataques de phishing e de senha”. Além disso, a empresa destaca que, ao remover sua senha, “você poderá perder o acesso a alguns aplicativos, serviços e dispositivos mais antigos”.

Clique em “Próximo”.

Leia com atenção o aviso da Microsoft e avance para a próxima etapa (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 7: a mágica acontece agora, pois a exclusão da senha acontece por meio do aplicativo Microsoft Authenticator (Android | iOS). Você também pode usar o link aka.ms/authapp para baixar o app.

Após completar o download no celular, volte para a tela do PC e clique em “Próximo”.

Depois de baixar o aplicativo de autenticação no celular, clique em "Próximo" no seu PC para darmos continuidade (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 8: no celular, abra o app Microsoft Authenticator. Você verá um aviso sobre privacidade, em que a Microsoft afirma coletar dados de uso para aprimorar a experiência com o aplicativo. Segundo a Microsoft, “isso não inclui seu nome nem dados confidenciais”.

Estando de acordo, toque em “Concordo”.

Mais um aviso da Microsoft, agora no celular, informando sobre a privacidade e segurança do aplicativo (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 9: toque na opção “Leia um código QR”.

A opção mais simples é usar a câmera do celular para ler o QR Code que aparece na tela do PC (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 10: aponte a câmera do celular para a tela do computador para ler o código e autorizar o aplicativo. Depois, no PC, toque em “Concluído".

Quando o código for escaneado, clique em "Concluído" no PC (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 11: no PC, clique em “Próximo” para enviar uma solicitação de aprovacão para o app Microsoft Authenticator no celular.

De volta ao PC, você enviará uma solicitação de aprovação para o aplicativo no celular (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 12: no celular, toque em “Aprovar”, para liberar o acesso do app Microsoft Authenticator.

Aprove o uso de login sem senhas pelo aplicativo da Microsoft no celular (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 13: ainda no celular, uma mensagem de “Aprovado" será exibida no topo da tela.

Além de login sem senhas, o app de autenticação suporta outros formatos de acesso para a conta da Microsoft. Para cada um deles, na primeira aprovação, você verá essa mensagem de "Aprovado" no topo da tela (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 14: no PC, a Microsoft avisará que sua senha foi removida. Clique em “Concluído”.

E pronto! Sua senha digitada foi removida, simplificando o acesso à sua conta Microsoft (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 15: note que, na opção “Conta sem senha”, agora aparecerá “LIGAR” na cor verde, indicando que você habilitou o login sem senhas na sua conta Microsoft.

Ao acessar a aba "Segurança", você verá que a opção de conta sem senha estará ativada (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 16: agora, toda vez que você for abrir sua conta Microsoft ou qualquer outro serviço da Microsoft, você precisará autorizar o acesso por meio do app Microsoft Authenticator no celular.

Além disso, se o seu smartphone tiver leitor de impressões digitais ou reconhecimento facial, o aplicativo usará esse recurso como uma camada extra de segurança para liberar o acesso.

Para cada novo acesso à sua conta Microsoft, você terá de autorizar a solicitação pelo app no celular (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Como desativar a opção de login sem senha na conta Microsoft

Também é possível voltar ao método antigo de autenticação quando quiser. Para isso:

Passo 1: acesse sua conta Microsoft em account.microsoft.com.

Para voltar ao método tradicional de senhas, também é muito simples. Entre no site de contas da Microsoft (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: clique em "Segurança".

Vá novamente na opção "Segurança", para abrir as configurações da sua conta (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: vá em "Opções de segurança avançadas".

Abra as opções avançadas de segurança para continuar (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: em "Segurança adicional", na opção "Conta sem senha", clique em "Desligar".

É o mesmo caminho que explicamos anteriormente, mas agora, em vez de ativar a conta sem senha, você vai desativar o recurso (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: para confirmar, clique em "Próximo".

A Microsoft informará que você precisará criar uma nova senha digitada para acessar sua conta (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: você precisará criar uma senha digitada. Insira uma sequência de confiança e clique em "Próximo" para finalizar.

Lembrando que a nova senha não pode ser igual a nenhuma outra senha usada anteriormente na sua conta (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Muita gente ainda pode olhar com desconfiança uma tecnologia que dispensa a digitação das senhas com as quais estamos acostumados. No entanto, a novidade disponibilizada para contas da Microsoft vem justamente para facilitar esse processo e aumentar a segurança.

Ainda assim, se você não se sente confortável para fazer essa mudança, é só voltar ao método tradicional. Só não se esqueça de criar uma senha forte, que seja diferente das demais senhas que você usa na internet e atualizá-la com frequência para reduzir os riscos de possíveis ataques virtuais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.