Como remover um usuário do Windows
Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 24 de Junho de 2022 às 08h00
Se você já não usa mais uma determinada conta, sem dúvidas quer saber como remover um usuário do Windows. Ter várias contas é um recurso muito poderoso, porque permite que as pessoas usem o mesmo dispositivo, mas podem ter informações próprias, como diferentes áreas de trabalhos, arquivos, favoritos e mais.
No entanto, esse recurso acaba ocupando espaço de armazenamento do PC e, se você já não usa ou tem acesso a essa conta mesmo, o melhor passo é removê-la e excluir os seus dados. O procedimento pode ser feito de forma similar no Windows 10 e 11.
- Abra o menu “Iniciar” e clique sobre “Configurações”. Outra opção é utilizar o comando “Windows + I”;
- Clique em “Contas”” no menu esquerdo e selecione “Família e outros usuários”;
- Dentro da seção “Outras pessoas” (Windows 10) ou “Outros usuários” (Windows 11), expanda a seção do contato que você deseja excluir e clique em “Remover”;
- Na janela aberta em seguida, clique em “Excluir conta e dados” para confirmar a ação.
Se o seu objetivo não é remover um usuário do Windows, mas sim remover uma conta, você deve acessar a opção de “E-mail e contas” na aba de "Configurações", em vez do passo a passo listado acima.
Meu usuário se chama "defaultuser0"
Caso você esteja usando um PC novo, possivelmente está vendo uma conta chamada "defaultuser0". Ela está inativa, não é prejudicial ao seu computador e muito menos fornecerá acesso a outros usuários. Para removê-la, basta apenas reiniciar o dispositivo e entrar novamente em outra conta.
Posso adicionar novamente o usuário removido?
Sim. Se você se arrependeu ou precisa usar a conta novamente, é possível criar um novo usuário com o mesmo e-mail através da mesma aba "Família e outros usuários".