Como baixar e instalar o Windows 10 em seu computador

Por Durval Ramos

O Windows 10 finalmente chegou e muita gente está ansiosa para instalar a nova versão do sistema operacional. Alguns já estão aproveitando a reserva que fizeram há alguns meses quando a Microsoft liberou o recurso, mas muitos outros estão correndo atrás de maneiras de fazer a atualização.

E o principal problema é que há tantas informações desencontradas sobre o melhor modo de migrar que é fácil se perder aí no meio. Como a empresa havia disponibilizado anteriormente algumas versões para testes, achar uma forma simplificada para instalar o novo Windows para quem não reservou o produto antecipadamente pode ser uma bela dor de cabeça.

Por sorte, a Microsoft disponibilizou uma ferramenta para ajudar nesta tarefa de organizar as coisas. Trata-se de um pequeno arquivo com pouco mais de 18 MB que agrupa todas as etapas necessárias de verificação e instalação para que você não precise mais se esquentar com a atualização. Basta executar, seguir as instruções iniciais e esperar até que tudo termine — o que leva alguns minutos.

Ainda assim, o recurso traz alguns detalhes que o tornam bem completo e você confere agora. Só lembre-se de que, para fazer o update gratuito, é preciso ter uma cópia original do Windows 7 ou Windows 8.1.

Passo 1

No site da Microsoft, escolha a versão específica para seu computador. A página oferece o instalador tanto para PCs com processadores com arquitetura 32 bits quanto para 64 bits. Caso não saiba qual é o seu modelo, basta apertar o botão Windows + Pause para abrir as propriedades do sistema. A informação vai estar detalhada na linha "Tipo de Sistema", como mostra a imagem.

Instalar Windows 10

Passo 2

Ao abrir o Media Tool liberado pela Microsoft, você irá encontrar a seguinte tela. É a partir dela que você vai começar a instalar o Windows 10 ou, ao selecionar a segunda opção, criar uma ISO para fazer esse processo em outra máquina. Caso seja essa a sua intenção, tenha uma mídia virgem à sua disposição, pois será preciso gravar os arquivos para executá-los no outro PC.

Já para quem quer fazer uma instalação direta, basta selecionar a opção "Atualizar este computador agora" e avançar.

Instalar Windows 10

Passo 3

Em seguida, o programa vai dar início ao download do Windows 10. É um processo um tanto quanto demorado, então deixe isso rodando ao fundo e vá seguir com a sua vida.

Instalar Windows 10

Passo 4

É a partir daqui que a instalação começar a ser realmente feita. O sistema vai pedir para que você salve todos os seus arquivos para que nada seja perdido durante a operação. Isso porque, ao contrário do que acontecia na fase de download, a instalação do Windows 10 propriamente dita não pode ser deixada em segundo plano. O ponto é que isso também é algo que leva tempo, então espere para começar quando puder se dedicar de verdade a isso — ou seja, não tente fazer no meio do expediente.

Instalar Windows 10

Passo 5

Em seguida, o próprio instalador vai trazer algumas opções de personalização. Não é nada complicado e feito apenas para saber se você deseja manter seus arquivos e programas ou se prefere fazer uma limpa completa no computador. Escolha o que achar melhor e espere.

O processo é demorado e vai reiniciar o PC várias vezes. Contudo, ao fim do processo, você já terá o novíssimo Windows 10 pronto para ser usado.

Para gravar uma ISO

Passo 1

Se você prefere ter um disco de instalação em mãos, a solução é igualmente fácil. Após baixar o arquivo listado no início do processo anterior, é só executá-lo e selecionar a opção "Criar mídia de instalação para outro computador", assim como mostra a imagem abaixo.

Instalar Windows 10

Passo 2

Em seguida, você precisa definir algumas informações básicas. Escolha o idioma desejado, a edição do Windows 10 que deseja manter e a arquitetura de seu computador. O lado bom é que, ao contrário do arquivo simplificado de instalação, você pode gravar uma mídia que sirva tanto para sistemas x86 quanto para x64.

Instalar Windows 10

Passo 3

Por fim, escolha o tipo de mídia que deseja criar. Você pode tanto criar uma ISO para ser armazenada em um DVD ou enviar tudo em um pendrive para fazer a instalação a partir da entrada USB. Lembre-se de que são precisos pelo menos 3 GB de armazenamento para isso.

Instalar Windows 10

Passo 4

Confirme os últimos detalhes e espere a finalização do processo. Assim, basta conectar o pendrive ou inserir o DVD com a ISO gravada para dar início à instalação do Windows 10 em seu computador.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.