Como forçar seu computador a instalar o Windows 10?

Por Durval Ramos

Depois de muita espera, o Windows 10 finalmente chegou — só que não para todo mundo. O novo sistema operacional da Microsoft está sendo liberado aos poucos àqueles que fizeram a reserva do produto e deixando muita gente ansiosa com a demora. Afinal, como todo mundo está esperando para testar a novidade, chega a ser uma tortura ficar na torcida pela sua vez de receber os arquivos de instalação.

E foi exatamente por isso que alguém decidiu vasculhar nos arquivos do sistema em busca de uma maneira de acelerar o processo. Quase como um modo para furar a fila para conseguir o seu produto antes do previsto ou mesmo de dar um empurrãozinho na máquina, o processo é simples e se resume basicamente a antecipar aquilo que você já tem direito e não é nenhum hack ou coisa parecida.

Isso significa que esse método não vai fazer com que seu computador que não tem suporte para o Windows 10 receber a atualização. Em outras palavras, o único requisito básico para fazer com que esse guia funcione é que você tenha o Windows 7 ou Windows 8.1 e já tenha feito sua reserva a partir daquele pequeno ícone que a Microsoft liberou nos computadores compatíveis há alguns meses.

É o seu caso? Então siga os passos a seguir e se prepare para conhecer de vez o Windows 10.

Passo 1

O primeiro passo é apagar os arquivos de instalação que o Windows Update já fez. Então, vá até C:/WINDOWS/SoftwareDistribution/Download e faça a limpa.

Apesar disso soar como algo arriscado, pode ficar tranquilo, pois não vai comprometer em nada o funcionamento do seu PC — afinal, são apenas atualizações e tudo isso vai ser baixado de novo.

Forçar Windows 10

Passo 2

Feito isso, abra o Windows Update. Por enquanto, apenas deixa isso aberto e não faça mais nada.

Passo 3

Em seguida, é a vez de abrir o processador de comandos do Windows. O detalhe é que isso deve ser feito apenas pelo administrador do sistema, então não adianta abri-lo pela função Executar. Assim, pesquise por "cmd" no Menu Iniciar e clique com o botão direito sobre o resultado e escolha a opção "Executar como administrador".

Forçar Windows 10

Passo 4

Na área de comandos, digite a ação "wuauclt.exe /updatenow", mas não execute a operação ainda. Apenas deixe tudo pronto. Aliás, note que há um espaço entre os dois termos e que é preciso estar atento a isso para não fazer nada de errado quando for necessário.

Forçar Windows 10

Passo 5

Volte para a tela do Windows Update e clique em "Procurar atualizações" na barra localizada à esquerda da janela.

Forçar Windows 10

Passo 6

Enquanto o seu computador procura por novas atualizações, volte ao processador de comandos e confirme a operação que você deixou previamente pronta pressionando Enter no teclado.

Forçar Windows 10

Com isso, o seu computador vai antecipar um pouco as coisas e furar a fila estabelecida pela Microsoft e começar a baixar o Windows 10. Assim, é só esperar e conferir todas as novidades que o novo sistema operacional oferece.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.