Como alterar o navegador padrão no computador

Como alterar o navegador padrão no computador

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 13 de Agosto de 2021 às 14h30
(Imagem: Divulgação/Windows/Unsplash)

Uma prática comum — e, aliás, bastante recomendada — é ter mais de um navegador instalado no computador. Assim, quando um deles apresentar bugs ou consumir muito da memória RAM, é possível recorrer a uma segunda opção rapidamente. Nesse cenário, é interessante que o usuário altere o navegador padrão no computador.

Mas, afinal, como fazer isso? Essa configuração, que está disponível no Windows, não é difícil de ser encontrada. No entanto, é possível que o usuário se perca em meio às tantas abas e menus do sistema operacional. Para facilitar esse processo, elaboramos um passo a passo detalhado, que você pode acompanhar a seguir.

Como alterar o navegador padrão no computador

Passo 1: abra o menu "Iniciar" do Windows e clique no ícone de engrenagem para acessar as "Configurações" do sistema;

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Caso queira encurtar o processo, você pode pesquisar "Aplicativos padrão" na barra de busca do Windows. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: agora, clique na aba "Aplicativos";

Clique em "Aplicativos" para prosseguir. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: em seguida, localize a opção "Aplicativos padrão" na lateral esquerda da tela e clique sobre ela;

Nessa página, você consegue ver todos os programas baixados no seu computador. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: na próxima tela, você verá alguns programas que estão configurados como padrão no Windows. Embora seja possível alterar todos eles, o nosso foco é o navegador padrão. Portanto, identifique a seção "Navegador da Web" e clique sobre o programa que estiver à mostra. No computador utilizado neste tutorial, o navegador exibido é o Google Chrome;

Caso queira, e possível restaurar os padrões recomendados pela Microsoft. Basta clicar na opção, que fica logo abaixo do navegador. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: em seguida, será mostrada uma janela com outras opções disponíveis. Caso você queira alterar o navegador padrão no computador e o programa que você deseja escolher ainda não está baixado, basta selecionar o comando "Procurar um app na Microsoft Store" e realizar a instalação.

Por fim, escolha um novo programa. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como alterar o navegador padrão no computador!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.