Como acessar e ver as fotos do iCloud

Como acessar e ver as fotos do iCloud

Por Thiago Furquim | Editado por Guadalupe Carniel | 23 de Maio de 2022 às 11h15

Se você utiliza o iCloud para sincronizar os dados do iPhone, iPad ou Mac, sabe que as informações ficam armazenadas diretamente na nuvem. Por isso, você pode ter dúvidas sobre como acessar e ver as fotos do iCloud.

A princípio, usuários dos dispositivos da Apple podem consultar suas fotos e vídeos pelo app Fotos. Nele, todas as imagens são sincronizadas na nuvem e compartilhados em aparelhos com mesmo ID Apple — desde que haja espaço de armazenamento do iCloud suficiente.

Para quem utiliza um PC com Windows ou um smartphone Android, também há como acessar as fotos do iCloud de forma fácil, baixar ou até apagar itens da plataforma. Por isso, preparamos um tutorial para cada dispositivo disponível, confira!

1. PC ou Mac

Se você é usuários de Mac, não precisa se preocupar: todas as suas fotos e vídeos registrados em um iPhone ou iPad ficam sincronizados no app Fotos. Ou seja, basta abrir o Finder, ir em "Aplicativos" e clicar duas vezes em Fotos. Lá, você arrastar fotos para o computador e salvá-los no Mac ou, clicando com botão direito do mouse, apagar quantas fotos desejar.

No PC com Windows existem dois métodos disponíveis: pelo site icloud.com ou pelo app iCloud. Pelo site é bastante simples e não requer instalação de nenhum aplicativo específico, basta utilizar um navegador de internet. Pelo Chrome, ou qualquer outro browser, faça o login e clique em "Fotos".

Acesse suas fotos no iCloud por um navegador de internet (Imagem: Thiago Furquim/Canaltech)

A interface do site é bastante intuitiva e semelhante aos dos dispositivos da Apple. Para baixar uma foto, basta selecioná-la e clicar no botão de download (ícone de nuvem com seta para baixo). Você ainda pode clicar na seta ao lado do botão para escolher como "Original não modificado" ou "Mais Compatível".

Se desejar excluir uma foto, basta selecioná-la e clicar no botão de apagar (ícone de lixeira). Lembre-se de que você pode recuperar uma foto apagada em até 30 dias.

Caso queira manter todas as fotos no Windows e sincronizá-las automaticamente, o app iCloud é o mais indicado e pode ser baixado diretamente pela Microsoft Store. O serviço é gratuito e, além das fotos, mantém também dados do iCloud Drive, senhas e favoritos do Chrome no sistema (caso queira).

Sua biblioteca de fotos pode ser consultada diretamente pelo Windows Explore, você não precisa fazer mais nada além de aguardar para que todas as fotos sejam sincronizadas e você possa baixá-las, guardá-las no computador ou apagá-las na lixeira do sistema.

Em um PC com Windows, acesse suas fotos pelo app do iCloud (imagem: Thiago Furquim/Canaltech)

2. No iPhone

O iCloud é configurado automaticamente para todos os usuários de iPhone e as fotos tiradas na câmera, além de imagens e vídeos, que estão na Fototeca são diretamente enviados para a nuvem da Apple.

Logo, se você deseja visualizar as fotos armazenadas no iCloud pelo iPhone, basta abrir o app Fotos. Note que, embora você consiga ver todas as fotos da Fototeca, algumas podem estar apenas em nuvem. Para baixá-las, basta abri-las e compartilhá-las para outros apps, como WhatsApp, no botão de compartilhar (localizado no canto inferior esquerdo da tela).

Para apagar uma foto, toque no ícone de lixeira (localizado no canto inferior direito da tela). Isso poderá economizar espaço em nuvem para armazenar outros dados. Você ainda pode recuperar as fotos apagadas em até 30 dias.

Visualize as fotos armazenadas no iCloud pelo iPhone no app Fotos (Imagem: Thiago Furquim/Canaltech)

3. No Android

O Android não possui um aplicativo do iCloud dedicado assim como no Windows, porém, é possível visualizar suas fotos pelo site icloud.com. Assim como no sistema da Microsoft, basta abrir um navegador de internet e entrar no site do serviço de nuvem da Apple.

Para baixar uma foto, basta tocar no botão "Selecionar". Depois, selecione uma ou várias fotos na página e toque no botão de três pontinhos. Por fim, escolha a opção "Baixar". Se desejar apagar as fotos, apenas as selecione e toque diretamente na Lixeira (ao lado do botão de três pontinhos).

Veja suas fotos no site do iCloud em um smartphone Android (Imagem: Thiago Furquim/Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.