Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Com aviso, Microsoft quer convencer usuários do Windows 10 a utilizarem o Edge

Por| 19 de Outubro de 2015 às 10h39

Link copiado!

Com aviso, Microsoft quer convencer usuários do Windows 10 a utilizarem o Edge
Com aviso, Microsoft quer convencer usuários do Windows 10 a utilizarem o Edge
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft quer mesmo que os usuários do Windows 10 experimentem o Edge, o navegador padrão do sistema operacional. A partir de uma atualização recebida na versão Windows 10 Preview, ao tentar mudar de navegador padrão na área de configurações do sistema, o Windows vai pedir para você experimentar o navegador mais a fundo.

Essa sugestão é feita através de uma janela que se abre antes que o usuário possa trocar o Microsoft Edge por outro navegador. Dentro dela estão enumeradas algumas vantagens do browser da gigante de software, como o visualizador de leitura, a possibilidade de fazer anotações nas páginas e a integração com a Cortana.

O aviso ainda conta com duas opções, sendo que uma delas, a com maior destaque, sugere para o usuário "não mudar e experimentar agora" o Edge, mantendo o navegador como padrão.

Continua após a publicidade

Ao que parece, a Microsoft irá investir em medidas semelhantes para outros de seus programas e aplicativos do Windows 10, como os apps de músicas e fotos. Essa é uma maneira de incentivar os usuários a permanecerem o máximo possível em um ecossistema "mais puro" da empresa.

No caso do Edge, a medida é ainda mais justificada, visto que o navegador estagnou em quantidade de usuários, apresentando pequeno crescimento nos últimos meses, apesar da instalação do Windows 10 continuar a crescer em ritmo mais acelerado que o browser.

A estratégia de Redmond, no entanto, pode ser arriscada, visto que os reguladores antitruste podem julgar essa ação como indevida. As autoridades podem acreditar que a companhia utiliza sua posição dominante no mercado de PCs para forçar que os usuários usem seus aplicativos, como o Edge, em detrimento dos serviços dos concorrentes. A Mozilla já havia se pronunciado alguns meses atrás sobre o processo de mudança de navegador do sistema, atacando de maneira crítica o novo sistema operacional da Microsoft.

Fonte: The Verge