Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bug do Windows 10 pode diminuir a vida do seu SSD; saiba o que fazer

Por| 31 de Agosto de 2020 às 16h20

Link copiado!

@Windows/Unsplash
@Windows/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft está correndo atrás de arrumar um bug do Windows 10 que pode acelerar o desgaste de SSDs. O problema está em um sistema de otimização do armazenamento, o qual não identifica a última vez que o processo foi feito e inicia a desfragmentação basicamente toda vez que o sistema operacional é religado.

A desfragmentação é um sistema que ajuda HDs a funcionarem mais rápido, basicamente, alocando arquivos usados com mais frequência juntos para agilizar a leitura. A questão é que SSDs funcionam de modo diferente, com capacidade de leitura de arquivos em diferentes pontos. Com isso, a desfragmentação de um SSD pode ser nociva ao componente e não recomendada, diminuindo a vida útil deste tipo de unidade de armazenamento.

O que o pessoal do Bleeping Computer percebeu é que a atualização de maio de 2020 do Windows 10 criou um problema no chamado Painel de Controle de Otimizador de Unidades. O que acontece é que o sistema não identifica a última vez em que o drive foi otimizado, colocando o SSD ou HD sempre em “necessidade de otimização”. O resultado é: toda vez que se desliga e liga o PC, ou quando simplesmente o sistema sofre o reboot, há uma desfragmentação da unidade. Como o processo é nocivo para SSD, se uma pessoa tem o hábito de desligar o PC durante a noite, é possível que a vida útil do componente seja reduzida cada vez que o processo é feito.

Continua após a publicidade

O que fazer? 

A Microsoft já informou que está trabalhando em uma correção para o bug e pode lançar uma atualização em breve endereçando esta questão. Até lá, contudo, se você tem um SSD no seu PC, é recomendável retirar o processo de otimização.

Para isso, procure por “otimizar unidades” na barra de buscas do Windows. Entre no menu de “desfragmentar e otimizar unidades”. Você verá a descrição de todas as unidades e a última vez que foi feita a otimização. No nosso caso aqui no Canaltech, por sorte, isso nunca aconteceu com o SSD.

Continua após a publicidade

Para evitar problemas, clique em “Alterar Configurações” e desmarque a opção de execução por agendamento.

Desta forma, a desfragmentação só ocorrerá quando você desejar e nas unidades que você quiser.

Fonte: Belleping Computer