Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Play Store volta a exibir lista de permissões exigidas por apps na loja

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Julho de 2022 às 12h30

Link copiado!

Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash

O Google voltará a exibir as permissões solicitadas por aplicativos direto na Play Store. A lista havia sido removida das páginas dedicadas aos apps após a introdução da seção “Segurança de Dados” em abril deste ano, mas desagradou usuários mais atentos às exigências de programas.

Em anúncio feito nas redes sociais nesta quinta (21), a página oficial do Google Android Developers divulgou o retorno das informações de transparência sobre permissões. “Privacidade e transparência são valores fundamentais na comunidade Android. Ouvimos seus comentários de que consideravam a seção “permissões do app” na Play Store útil e decidimos reimplementá-la”, explicou.

Continua após a publicidade

Quando foi removida, o Google não teceu comentários sobre a decisão — provavelmente, a empresa imaginou que a troca da lista pela área “Segurança de Dados” seria equivalente. A lista de permissões exigidas por um app ainda podia ser conferida pelo usuário, mas somente depois de baixar o app, dentro das configurações do celular.

Agora, portanto, a página de informações de um app na Play Store exibe tanto os dados coletados por ele quanto as permissões que ele solicita para funcionar. Assim, o usuário consegue conferir todas as demandas do aplicativo antes que autorize a instalação dele no celular.

Seções são complementares, não excludentes

Continua após a publicidade

Apesar de serem bem parecidas em conceito, a lista de dados coletados e a de permissões solicitadas tem propriedades distintas. A primeira diferença está na origem dos dados.

Enquanto a seção "Segurança de Dados" apresenta quais informações são coletadas (e para qual finalidade), tudo que está ali foi apresentado pelo desenvolvedor — o que não é 100% confiável. A lista de permissões, por outro lado, é atrelada à estrutura do programa. Contudo, a lista de solicitações nem sempre é fácil de entender e pode assustar o usuário menos experiente.

Sendo assim, ambas as seções têm seu papel em transparência. O usuário comum pode não consultar as permissões, mas listas mais robustas podem ser indispensáveis para uma boa investigação.