Publicidade

Atualização do Windows 11 promete corrigir queda de desempenho de SSDs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Fevereiro de 2022 às 13h56

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O Windows 11 lançou um patch de atualização que traz uma correção para solucionar os problemas de lentidão que afetam vários usuários desde o lançamento. Segundo a Microsoft, a compilação KB5008353 é a solução definitiva para acabar com a queda no desempenho das máquinas decorrente do update sequence number (USN).

O USN faz um registro de alterações nos arquivos da sua unidade, por isso acaba vinculado aos problemas de desempenho restantes. Como o sistema faz isso periodicamente, as velocidades de gravação em discos acabam comprometidas pela atividade.

Continua após a publicidade

No Reddit, alguns usuários disseram ter observado uma melhoria considerável após instalarem a atualização. “Eu instalei o KB5008353 e minhas velocidades de gravação aleatória NVMe da unidade do sistema operacional são quase 3,5 vezes mais rápidas”, ressaltou o perfil identificado como "darth_meh". Outro usuário disse que o SSD SATA também ficou mais rápido agora. "Anteriormente, o Windows 11 demorava mais tempo para inicializar do que no Windows 10", explicou.

SATA e NVMe são os dois principais protocolos de armazenamento dos SSDs da atualidade e apontados como os responsáveis pelo início rápido dos sistemas operacionais, além de otimização em games e apps.

Melhoria em monitores HDR

Outro ajuste da Microsoft teria sido a correção de cores em monitores com suporte à tecnologia HDR. Esse tipo de tecnologia traz mais vivacidade para brilho e cores, por isso é queridinha de designers e gamers do mundo inteiro.

Continua após a publicidade

A Microsoft garante que a atualização solucionou um problema que impedia que softwares de edição de imagens renderizassem cores corretamente em alguns modelos de monitores HDR. A ideia é deixar o branco mais branco em vez de dar tonalidades amareladas ou outras falhas visuais que podem comprometer quem depende da imagem para trabalhar.

O KB5008353 está em em fase de testes finais e liberado apenas como uma pré-visualização para inscritos no canal Beta. A expectativa da chegada da versão estável é para a próxima semana, junto com a atualização cumulativa de fevereiro, via Windows Update.

Esta não é a primeira vez que a gigante do software garante ter solucionado o problema: vários ajustes foram feitos para aprimorar a forma como o Windows 11 roda em PCs, principalmente aqueles equipados com chipsets da AMD. Agora, fica a esperança que esta atualização resolva, de uma vez por todas, esses incômodos bugs que deixam muitos usuários com medo de migrar do Windows 10.

Fonte: MicrosoftReddit