Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atualização de 2020 do Windows terá nome inspirado em filmes da Marvel

Por| 31 de Outubro de 2018 às 21h40

Link copiado!

Atualização de 2020 do Windows terá nome inspirado em filmes da Marvel
Atualização de 2020 do Windows terá nome inspirado em filmes da Marvel
Tudo sobre Microsoft

De acordo com Mary Jo Foley, jornalista dos Estados Unidos que tem acesso privilegiado a informações da Microsoft, a empresa deverá mudar a nomenclatura de suas atualizações do Windows já a partir do ano que vem, e uma das próximas versões do sistema operacional poderá ter um nome inspirado pelos filmes e quadrinhos da Marvel.

Numa estratégia para aproximar o time de desenvolvimento do Windows à equipe de serviços em nuvem da empresa, a Microsoft passará a adotar a mesma nomenclatura usada pela Azure, que utiliza metais da tabela periódica. A atualização na qual a empresa vem trabalhando hoje, que será lançada em abril de 2019, já é tratada pelo time da Azure pelo nome de "Titanium", mas como a equipe da Microsoft já utilizava há algum tempo a nomenclatura 19H1, eles deverão utilizar o nome baseado em metais da tabela periódica apenas na próxima atualização do Windows, que, seguindo a lógica da Azure, irá ser chamada pelos funcionários da empresa de "Vanadium" (baseada no 23º elemento da tabela periódica, o Vanádio).

Só que seguir esse padrão traria um problema para a empresa na atualização logo após essa, que é prevista para ser lançada no início de 2020: o próximo elemento na tabela é o Crômio ("Chromium", em inglês), e chamar a atualização de Windows 10 Chromium seria uma piada pronta para a empresa, já que o Chromium é o nome de um sistema de código aberto que serve de base para o desenvolvimento do navegador Chrome e do sistema operacional Chrome OS — ambos da Google.

Para evitar esse problema e, ao mesmo tempo, não atrapalhar o esquema de nomenclatura tendo que pular um elemento da tabela, a equipe da Microsoft resolveu que irá substituir o Crômio por um elemento fictício que é velho conhecido daqueles que gostam de histórias de super-heróis: a empresa irá adotar o nome "Vibranium", conhecido por ser o metal fictício do qual é feito o escudo do Capitão América e a armadura do Pantera Negra.

Continua após a publicidade

Essa não será a primeira vez em que a Microsoft adota nomes baseados na cultura pop. A versão de lançamento do Windows 10 e a primeira atualização do programa eram conhecidas internamente como "Threshold 1" e "Threshold 2", em homenagem ao planeta do primeiro jogo da série Halo. Após isso, desde a atualização do primeiro aniversário do programa até a mais recente (Outubro de 2018) elas foram identificadas de "Redstone 1" a "Redstone 5", sendo que Redstone é um elemento utilizado para a criação de circuitos eletrônicos e encontrado no jogo Minecraft.

Vale lembrar que todos esse nomes são utilizados apenas internamente pelos desenvolvedores, para facilitar uma identificação mais rápida sobre cada versão. Quando estes programas são lançados a público, a Microsoft prefere utilizar uma nomenclatura mais direta, como, por exemplo, "Atualização de Outubro de 2018" — nome da atualização mais recente do Windows 10.

Fonte: How To Geek