Amazon Appstore já aparece na Microsoft Store do Windows 11, mas há um porém

Amazon Appstore já aparece na Microsoft Store do Windows 11, mas há um porém

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Setembro de 2021 às 15h10
Igor Almenara/Canaltech

Na estreia, o Windows 11 não terá suporte nativo a aplicativos Android e o lançamento da Amazon Appstore na Microsoft Store também estaria ausente num primeiro momento. Contudo, o desenvolvimento da ferramenta parece acelerado, já que a central de apps da Amazon aparece listada na loja nativa do novo sistema operacional.

De acordo com o informante conhecido como WalkingCat (@_h0x0d_, no Twitter), dá para instalar o aplicativo direto da loja da Microsoft, mas o processo exige um código de ativação que não foi divulgado. A Amazon Appstore será um dos meios oficiais para se baixar um app mobile em um computador com Windows 11.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para rodar o aplicativo construído para celular, o Windows 11 será equipado com o Subsistema Android para Windows, uma ramificação do Subsistema Linux para Windows (WSL, na sigla em inglês). Esse componente, por enquanto, segue indisponível, o que também inviabiliza que a Amazon Appstore faça qualquer coisa além de ocupar espaço no computador.

Mais cedo, neste mês, o Subsistema Android para Windows foi flagrado como um aplicativo na Microsoft Store, mas a suspeita era de que isso fosse apenas um placeholder (um ícone/app “tapa buraco” até ser substituído por uma opção definitiva). A adição demonstra que a MS estaria preparando a adição, pelo menos para os testadores oficiais do SO.

A listagem da Amazon Appstore pode ser só um "tapa buraco" temporário (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

Futuramente, o plano da Microsoft é incluir mais plataformas para downloads de aplicativos dentro da Microsoft Store, então a Amazon Appstore não será a única. Até agora, porém, não há nenhuma previsão de quando a compatibilidade do Win 11 com programas Android estará disponível de fato.

O Windows 11 tem lançamento marcado para dia 5 de outubro deste ano, então falta bem pouco para o sistema estar finalmente com o grande público. Atualmente, somente membros do programa Windows Insider podem experimentar o sistema oficialmente e é provável que eles recebam a compatibilidade com apps para portáteis antes de todo mundo.

Fonte: WalkingCat

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.