Microsoft divulga solução oficial para a falha na atualização do Windows 7

Por Redação | 12.04.2013 às 14:27 - atualizado em 12.04.2013 às 14:45

Depois de gerar muita confusão entre os usuários, a Microsoft finalmente publicou uma página com instruções para que eles possam corrigir o problema causado pela atualização "defeituosa" do Windows 7, liberada esta semana.

Diversas dicas de como recuperar o sistema circularam pela web, inclusive aqui no Canaltech, mas nenhuma delas era oficial, pois não tinham sido divulgadas pela própria Microsoft. Agora, a empresa pede que os usuários não formatem o computador, a fim de não perder seus dados.

De qualquer forma, nenhuma explicação exata para a causa da falha foi divulgada ainda, a Microsoft alega apenas que "está investigando mais a fundo a causa raíz do problema". A solução apresentada pela empresa é remover a atualização KB 2823324 (que gerou todo o problema) através do Modo de Recuperação do Sistema.

Para conseguir realizar esse procedimento, o usuário deve ligar o PC e pressionar continuamente a tecla F8 até que a tela chamada 'Opções de Inicialização Avançadas' apareça. Em seguida, é preciso selecionar a opção 'Reparar o seu computador'.

Opções de Inicialização Avançadas

Uma tela chamada 'Opções de Recuperação do Sistema' será exibida. Clique em avançar. Na próxima caixa de diálogo será necessário escolher o nome do usuário e a senha. O próximo passo é selecionar a opção 'Prompt de Comando'.

Prompt de Comando

Fique atento para o local onde o Windows está instalado (no cado da imagem acima está no D:). Em seguida, digite o seguinte comando no prompt: “dism /image:D:\ /cleanup-image /revertpendingactions” (sem as aspas). Lembrando que, caso seu sistema operacional esteja instalado em outro local basta trocar o D: para a letra correspondente e aguarde que a operação seja concluída.

Prompt de comando windows

Por fim, basta fechar o prompt e reiniciar a máquina, selecionar a opção 'Iniciar o Windows Normalmente' e esperar para ver seu PC funcionando novamente.